CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

- Há 50 anos: o comandante Almeia e Brito no CSU, a cimeira dos 3 movimentos!

 


O comandante Carlos Almeida e Brito e o capitão
José  Paulo Falcão no encontro de Águeda (1995)


O comandante Carlos Almeida e Brito reuniu no Comando do Sector do Uíge (CSU), em Carmona e a 3 de Janeiro de 1975, há precisamente 50 anos, acompanhado do capitão José Paulo Falcão, o oficial adjunto.
O objectivo era «estabelecer contactos operacionais».
O jornal «Diário de Luanda» desse dia (citado pelo «Diário de Lisboa») dava conta que a cimeira angolana de 10 de Janeiro seguinte - entre o Governo Português e o MPLA, a FNLA e a UNITA -, seria no Algarve, com uma dúvida: seria em Sagres ou Monte Gordo?
Viria a ser no Alvor, como se sabe. E, da parte de Portugal, ainda dependia dos resultados da pré-cimeira dos três movimentos, marcada precisamente para esse mesmo dia 3 de Janeiro, em Mombaça, no Quénia.
«Se não for concertada uma frente comum, ou uma plataforma conjunta dos movimentos, face às propostas do Governo Português, o encontro poderá ser adiado», admitia Almeida Santos, o então ministro português da Coordenação Inter-Territorial.
A cimeira inter-movimentos começou nesse dia, às 10 horas, mediada pelo presidente Kenyatta e com as delegações presididas por Agostinho Neto, do MPLA (ido de Dar-es-Salaam, no Senegal), Holden Roberto, da FNLA (que se deslocou de Kinshasa, capital do Zaire), e Jonas Savimbi, da UNITA (que nesse mesmo dia chegou de Lusaka, na Zâmbia).
As três delegações chegaram à capital do Quénia, rodeados da fortes medidas de segurança), dali partindo para Mombaça.

Sem comentários:

Enviar um comentário