CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

- Há 51 anos: Reunião do comamante com os delegados do MFA!

Os furriéis miliciaos Cruz e Viegas, em 1974 e na placa ajardinada da Avenida do Quitexe
O tenente-coronel Carlos
Almeida e Brito
O comandante Almeida e Brito reuniu no dia 9 de Janeiro de 1975, há precisamente 50 anos e no Quitexe, com a comissão do MFA/BCAV. 8423, com o fim de «obter da sua actividade o melhor rendimento».
Comissão que, na CCS, integrava os milicianos alferes
António Garcia (Rangers) e furriéis Cruz (rádio-montador) e Viegas (Rangers).
Um ano depois (há 49!...), já na Angola independente, admitia-se que Portugal reconhecesse o Governo de Luanda, liderado (até hoje) pelo MPLA. Portugal, recordemos, não tinha reconhecido a independência de Angola - devido ao contencioso militar entre os três movimentos, que os levou, de resto, a cada qual declarar a independência: o MPLA em Luanda (a República Popular de Angola, a designação que continuou até hoje), a FNLA no Ambriz ( a República Popular e Democrática de Angola), acordada com a UNITA em Nova Lisboa (também República Popular e Democrática de Angola).

Sem comentários:

Enviar um comentário