CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 2 de agosto de 2025

- Há 50 anos: A véspera da saída da CCS e da 1ª. CCAV. 8423 para Luanda!

 

Cavaleiros do Norte do PELREC. Atrás,
Ferreira e 1º. cabo Almeida. A contar da
 esquerda, e no sentido contrário do
relógio, Botelho (?, de bigode), Aurélio,
Florêncio (bigode), Messejana, 1ºs.
cabos Soares e Vicente (ambos de
 bigode), Leal, NN (tapado), NN,
1º. cabo Ezequiel e alferes Garcia




O sábado de 2 de Agosto de 1975 foi tempo de a cidade de Carmona acordar serena, pelo menos na aparência, mas sabendo-se da cada vez mais próxima rotação dos Cavaleiros do Norte para Luanda. 
Há 50 anos!
Nesse quadro, a população civil «conhecedora do movimento das NT (...) decide-se pelo êxodo» - relata o livro «História da Unidade».
Ao comando do BCAV. 8423 «para além dos muitos cuidados com o que se pode chamar a coluna militar», na preparação do movimento de rotação, deparou-se com mais esse: a saída de população «descrente do seu futuro e receosa de quaisquer represálias».
Muitos deles tentaram «negociar» com militares o transporte de bens pessoais, a troco de dinheiro ou de outros bens: automóveis, motas(orizadas), aparelhos de música, máquinas de filmar e fotográficas, o que mais pudesse interessar.
O dia seguinte - domingo, 3 de Agosto de 1975 - seria o da partida da CCS e da 1ª. CCAV., por via aérea. Na madrugada de 4, seria a da 2ª. CCAV. e da 3ª. CCAV. 8423. Por terra e com uma Companhia de Comandos e outra Paraquedistas. E com apoio aéreo. As duas últimas Companhias Portuguesas em terras do Uíge.
Há 50 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário