CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 17 de agosto de 2013

1 765 - O reencontro com o 1º. cabo Soares

Viegas e Soares no Laranjeiro (Almada), em Agosto de 2013, em cima. 
Soares (sublinhado a amarelo) e Viegas em 1974, no Quitexe, integrando o PELREC

Vinha eu a entrar em Lisboa, numa fila imensa de chegada à Ponte 25 de Abril, quando dei por uma placa que me sugeriu o Laranjeiro. No Laranjeiro mora o Soares, pelo que... nada melhor que procurá-lo. Não foi difícil chegar à rua e muito menos achá-lo. Estava a bebericar com uns amigos, a petiscar, a matar o tempo. Foi um ex-PSP de Carmona que me fez chegar a ele e, pondo-me na frente dele, não é que o Soares me reconheceu logo?
«O meu furriel Viegas!!!!...».
Exultem e exclamem a expressão com todos os decibéis e imaginem o Soares a saltar da cadeira, como que empurrado por uma mola, a pendurar-se num abraço enorme e a esfregar as mãos de felicidade. Foi assim que nos reencontrámos, abrindo conversa para um mar de recordações. E de emoções!!
Isto foi a 12 de Agosto de 2013! 
Há 35 anos e por estes dias, os Cavaleiros do Norte matavam dias do calendário, em Luanda, aquartelados no Campo Militar do Grafanil, à espera de 8 de Setembro - o dia do regresso a Portugal. 
A 16, ouvia-se por Luanda que o MPLA tinha afastado a UNITA e a FNLA do Lobito. Em Lisboa, o Presidente da República reuniu com os Chefes de Estado Maior do Exército e da Marinha, para «analisar a situação em Angola». Na véspera, o problema já tinha sido analisada com membros do Gabinete de Angola da Comissão Nacional de Descolonização, o vice-primeiro ministro (tenente coronel Arnão Metelo), o ministro dos Negócios Estrangeiros (Mário Ruivo) e o ministro da Economia do Governo de Transição de Angola, o português Vasco Vieira de Almeida - que se deslocou a Lisboa para «dar conta da gravíssima situação económica daquele território».
- SOARES. Fernando Manuel Soares, 1º. cabo de reconhecimento e informação, do PELREC da CCS o BCAV. 8423. Aposentado, mora no Laranjeiro (Almada), no 1º. andar do prédio que se vê na foto de cima.


3 comentários:

  1. Abraço camarada Soares e Viegas..
    *
    ManPinto

    ResponderEliminar
  2. Grande abraço Soares e Viegas, aproveito para dar muitos Parabéns ao furriel Cruz, abraços, sempre na mesma.
    Rodolfo Tomás

    ResponderEliminar
  3. Camarada Viegas,
    fico muito contente por estar com o Soares, ele precisava muito disso. Cheguei agora de umas férias dos Algarves, em breve vou estar com ele e vamos á procura de outros.
    Um abraço.
    Nogueira da Costa

    ResponderEliminar