CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 5 de novembro de 2013

1 848 - Calma no Quitexe, brancos na FNLA e problemas em Cabinda

O Flora (ou o Rabiço?), o Lopes, o Ribeiro (mais atrás), o Reino (de bigode) e o Costa (dos morteiros), com um soldado, que me parece ser de transmissões - ou enfermeiro? O Bento e o Monteiro (o Gasolinas?), ambos de bigode. De bigode e boina, o Carvalho, com a mão no ombro de um soldado. Quem é este?

Os primeiros dias de Novembro de 1974, pela zona do Quitexe, foram tempo de conclusão dos trabalhos na estrada de Aldeia Viçosa para a Ponte do Dange (a estrada do café) e de continuar o arranjo da ligação do Quitexe a Camatela. 
Em Luanda, já instalada, a FNLA confirmava ao Jornal do Comércio que o movimento tinha «brancos filiados». «Os nossos militantes brancos são tão militantes como os nossos militantes negros. Atentado contra um militante banco ou preto da FNLA, representa atentado contra a FNLA», disse o ministro da Informação e chefe da delegação em Luanda.
Pior iam as coisas pelo MPLA, dividido entre as facções de Agostinho Neto e Daniel Chipenda. Este, em Kinshasa, voltou a atacar o presidente do MPLA, numa entrevista dada a jornalistas angolanos.
Pior ainda em Cabinda, bem pior, para onde o brigadeiro Silva Cardoso (comandante da Força Aérea e membro da Junta Governativa de Angola) foi mandado, para substituir o governador e comandante militar do enclave, o também brigadeiro Themudo Barata. 
A cidade tinha sido palco de confrontos, a 31 de Outubro e 1 de Novembro, entre os movimentos independentistas rivais, que pretendiam a independência de Cabinda. O MPLA e a FLEC. Morreram duas pessoas e pelo menos 12 ficaram feridas.
O MPLA considerava Cabinda como parte integrante de Angola. A FLEC pretendia a independência do enclave.
- FLORA. António Pires Flora, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. Aposentado da Caixa Geral de Depósitos, mora em Loures.
- RABIÇO. Ângelo Tuna Rabiço, furriel miliciano enfermeiro da 3ª. CCAV. Professor aposentado, mora em Vila Real.
- LOPES. José Avelino Granha Lopes, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. Empresário do sector têxtil, mora em Lisboa.
- RIBEIRO. Delmiro da Silva Ribeiro, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. Engenheiro aposentado da EDP, mora em Vila Real.
- REINO. Armindo Henriques Reino,  furriel miliciano ade Operações Especiais (Rangers), da 3ª. CCAV. 8423. Aposentado da GNR, mora no Sabugal.
- COSTA. Luís Filipe dos Santos Costa, furriel miliciano do Pelotão de Morteiros. Aposentado e gestor de condomínios, mora no Estoril (e Tavira).
- BENTO. Francisco Manuel Gonçalves Bento, furriel miliciano de Reconhecimento e Informações, da CCS. Mora em França.
- CARVALHO. José Fernando da Costa Carvalho, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. Aposentado da PSP, mora no Entroncamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário