CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 10 de novembro de 2013

1 853 - A chegada da UNITA a Luanda, há 39 anos!


A UNITA chegou a  Luanda há 39 anos, 10 de Novembro de 1974, recebida com flores de mulheres brancas. Fernando Wilson dos Santos (em baixo) era o chefe da Delegação do movimento de Jonas Savimbi



Novembro de 1974 foi tempo de chegada de um novo cozinheiro à CCS dos Cavaleiros do Norte,  no Quitexe - Carlos J. F. Gomes. À 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, chegou Mário Soares, furriel miliciano atirador de Cavalaria. De ambos não tenho ideia, nem do que deles será feito. Provavelmente, foram passagens episódicas pelo batalhão.
A UNITA abriu a sua delegação de Luanda a 10 de Novembro de 2009, um dia depois da do MPLA. Era liderada por Fernando Wilson dos Santos, com Paulo Tjipilica e José Alberto N´Déle, entre outros - que viajaram do Luso, por via aérea e foram recebidos por mais de 20 000 pessoas.
Um "grupo de agitadores armados infiltrou-se entre o povo, à saída do aeroporto, com provocações" e gerou-se farta confusão. Valeu a pronta intervenção da PM (Polícia Militar portuguesa), que os deteve - não sem, antes, ter disparado uma rajada para o ar. Um coro entoou cânticos da UNITA e mulheres brancas distribuíram pétalas de flores sobre os 8 membros da delegação. Um cortejo automóvel circulou pela cidade, com bandeiras da UNITA e fotografias de Jonas Savimbi.
À noite, o bairro Rangel, bem perto da sede do MPLA, foi cercado pela tropa portuguesa, depois de um tiroteio que se seguiu a manifestações pró-UNITA. Ouviram-se rajadas de armas automáticas e a imprensa do dia seguinte dá conta de 25 mortos e 65 feridos confirmados. Mas, relatava o Diário de Lisboa, «estes números devem ser muito superiores». As forças armadas portugueses tiveram de usar blindados Chaimites.
- Chegada da UNITA a Luanda, VER VÍDEO do youtube

Sem comentários:

Enviar um comentário