CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 5 de dezembro de 2015

3 235 - Falcão em Santa Isabel e cimeira de movimentos

Grupo de Cavaleiros do Norte, na parada do BC12. Reconhecem-se 
o alferes miliciano António Albano Cruz (à frente), o 1º. sargento José Claudino 
Luzia (atrás e  de farda nº. 2) e o furriel Domingos Augusto Peixoto (à direita). 
Quem identifica os restantes?

Quitexe em 2010, a entrada do lado de
Carmona, pela estrada do Café. A casa
da esquerda era a de Tibúrcio

Há 41 anos, os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 ultimavam os preparativos para abandonar a Fazenda Santa Isabel - onde foram a última guarnição portuguesa. A 5 de Dezembro de 1974, esteve lá o capitão José Paulo Falcão, que interinamente comandava o Batalhão - certamente para as «despedidas» oficiais, particularmente da comunidade civil
O dia de quinta-feira, a primeira desse já longínquo Dezembro de 1974, foi tempo, em Lisboa, para o anúncio da partida do ministro Melo Antunes para os Açores, no domingo seguinte (dia 8) - onde iria analisar «os problemas políticos e económicos do arquipélago, no actual contexto», mas ficando de parte a possibilidade de, com o relatava o Diário de Lisboa, «a cimeira dos movimentos africanos de libertação, a realizar este mês em Portugal, vir a efectuar-se numa ilha açoreana».
Notícia do Diário de Lisboa de 6 de
Dezembro de 1974 sobre a cimeira
dos movimentos de libertação
A responsabilidade do processo descolonizador estava, recordemos, «em boa parte sobre os ombros de Melo Antunes», enquanto ministro da Coordenação Inter-Territorial.
Estas diligências, e muitas outras, eram acompanhados à distância e com muita expectativa, pelos Cavaleiros do Norte - que pelo Uíge Angolano continuavam o seu processo de rotação  - em vésperas (dia 10) de a 3ª. CCAV. 8423 abandonar definitivamente a Fazenda Santa Isabel e depois de a 1ª. CCAV. 8423 ter deixado Zalala (num processo concluído a 25 de Novembro) e aquartelado em Vista Alegre e Ponte do Dange. Já não falando do adeus ao Liberato, pela CCAÇ. 209 (a 8 de Novembro) e a saída da CCAÇ. 4145/22 e 4145/74 de Vista Alegre. E do Destacamento de Luísa Maria (que viria a concretizar-se a 14 de Dezembro desse ano de 1974).

Sem comentários:

Enviar um comentário