CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 9 de setembro de 2017

3 879 - Cavaleiros do Norte de Zalala confraternizaram em Fátima

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, no encontro de 2014,
em Fátima. Onde hoje se voltam a reunir para «matar» as saudades nas-
cidas na inesquecível jornada africana do Uíge angolano 

Cavaleiros do Norte de Zalala no encontro de 9 de Setembro
 de 1995, em Águeda: furriel Queirós, capitão Castro Dias,
alferes Lains dos Santos e furriel Mota Viana


 


Os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, estão hoje reunidos e confraternizando em Fátima, precisamente no dia em que se fazem 42 anos da sua partida de Luanda para Lisboa: dia 9 de Setembro de 1975.
Zalala foi o primeiro quartel da 1ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias, entre 7 de Junho e 25 de Novembro de 1975, quando rodou para Vista Alegre 
Os furriéis João Dias, Manuel Pinto, Jorge Barreto e
Américo Rodrigues, todos de Zalala e há precisamente
42 anos, no encontro de Águeda. O primeiro!
e Ponte do Dange.
Aqui esteve até 12 de Junho, quando foi para Carmona e se aquartelou 
Aqui esteve até 12 de Junho de 1975, quando foi para Carmona e ficou aquartelada na Zona Militar Norte (ZMN).
Hoje mesmo, 42 anos depois do voo dos «zalala´s» para Lisboa, se assinalam os 22 do primeiro encontro do BCAV. 8423, na Estalagem da Pateira, em Águeda - a 9 de Setembro de 1995.

Partida dos «zalala´s» 
e calma em Luanda


A partida da 1ª. CCAV. 8423, no seu adeus a Angola, coincidiu com «um período de acalmia geral» na cidade de Luanda. 
«A situação político-militar não sofreu alterações assinaláveis no território angolano, relativamente ao último fim de semana», reportava a imprensa de 9 de Setembro de 1975. O MPLA tinha impedido o avanço da FNLA sobre Luanda, a partir do Caxito, e as forças do movimento de Holden Roberto pareciam estar, segundo o Diário de Lisboa desse dia, «a concentrar forças mais a norte», o que, ainda segundo o vespertino da capital  portugue-
sa, «se constata por notícias cada vez mais frequentes sobre a presença de mercenários estrangeiros, muitos deles brancos, junto à fronteira com o Zaire».
A 1ª. CCAV. 8423 voava de Luanda para Lisboa, há 42 anos, mas ainda continuavam cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 no Campo Militar do Grafanil: a 2ª. CCAV., a de Aldeia Viçosa e do capitão miliciano José Manuel Cruz, e a 3ª. CCAV., a de Santa Isabel e do capitão miliciano José Paulo Fernandes.

Albino, sapador, 65 anos
em Oliveira de Azeméis!

A 9 de Setembro de 1975 e provavelmente já na sua casa de Oliveira de Azeméis, festejou 23 anos o soldado sapador Albino.
Albino Marques Dias era de Loureiro, em Oliveira de Azeméis, e por qualquer razão (não conhecida) não consta da lista de embarque dos Cavaleiros do Norte da CCS. Nem de nenhuma das companhias operacionais. Acreditamos que resida em Loureiro e para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário