CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 24 de setembro de 2017

3 893 - Comandante em Aldeia Viçosa e FNLA´s nos povos uíjanos...

Cavaleiros do Norte de Zalala, todos furriéis milicianos; Eusébio (falecido,
de doença, a 24/04/2014, em Belmonte, Queirós e Costa (de pé), Rodrigues
(que hoje faz 65 anos) Louro, Barata (f. a 11/10(1997, de doença) e MD Dias
 (f. a 20/10/2011, em Lisboa e de doença)
C

Grupo TRMS do Quitexe: 1º. cabo Mendes, Couto Soares
(que hoje faz 65 anos), furriel Pires, 1º. cabo Oliveira e
Costa (?). Em baixo, NN, Zambujo e 1º. cabo Salgueiro



O comandante Carlos Almeida e Brito deslocou-se a Aldeia Viçosa na manhã de 24 de Setembro de 1974, no âmbito dos «contactos necessários a bom andamento dos trabalhos militares» e, como habitualmente, fez-se acompa-
nhar por vários oficiais da CCS e do Comando do Batalhão de Cavalaria 8423 (BCAV. 8423),  aquartelado no Quitexe.
Ao tempo, por Aldeia Viçosa, onde se aquartelava a 2ª. CCAV. 8423 (comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz) - como também por Vista Alegre (a 2ª. CCAV. 8423, do capitão miliciano Davide Castro Dias) e pelo Quitexe (a CCS do capitão SGE António Martins de Oliveira) - era «quase constante a presença de grupos da FNLA nos povos» - as sanzalas envolventes destas vilas onde se fixavam as populações brancas (europeias), «sob pleno controlo das autoridades civil e militar». Porém, como sublinha(va) o Livro da Unidade, «sem que se dê mostras de se realizar a sua apresentação, a curto prazo».
Américo Rodrigues e Manuel
 Pinto, furriéis de Zalala

Rodrigues, furriel 
de Zalala, 65 anos!

O furriel miliciano Rodrigues, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, está hoje em festa: comemora 65 anos!
Américo Joaquim da Silva Rodrigues foi (é) Cavaleiro do Norte e jornadeou por Zalala, Vista Alegre/Ponte do Dange e Carmona. Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, finda a comissão em Angola, e fixou-se na natal Ribeira de Cima, na freguesia de S. Cosme, em Vila Nova de Famalicão. 
Trabalhou na área têxtil e, já aposentado, é habitual co-organizador dos encon-
tros anuais dos «zalalas», residindo na cidade famalicense. Para lá vai o nosso forte abraço de parabéns, embrulhado no desejo de que a feliz data se repita por muitos e bons anos.


Couto Soares
Couto das TRMS, 65 anos
na Póvoa do Lanhoso!

O soldado Couto Soares foi Cavaleiro do Norte das transmissões da CCS, no Quitexe, e hoje faz 65 anos!
António do Couto Soares, de seu nome completo, regressou a Portugal no final da comissão, a 8 de Setembro de 1975 e à sua terra natal de Brunhais, na Póvoa do Lanhoso. De lá, emigrou para a Suíça e por lá fez vida profissional. Já aposentado, divide o seu tempo entre familiares e amigos, nos dois países Para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário