CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

3 894 - Controlo dos itinerários, principalmente entre Quitexe e Carmona

Cavaleiros do Norte do Parque-Auto. 1º.s cabos Agostinho Teixeira (pintor)
 e Domingos Treixeira (estofador), furriel Norberto Morais (que hoje faz
 66 anos) e 1º.s cabos Rafael Farinha e Serra Mendes
A Zona Militar Norte (ZMN) e Comando de
 Sector do Uíge (CSU), na cidade de Carmona


O comandante Almeida e Brito deslocou-se a Carmona no dia 25 de Setembro de 1974, para «contactos operacionais» no Comando do Sector do Uíge (CSU), acompanhado de oficiais da CCS.
O tempo era de «patrulhamentos permanentes na ZA» e também de «maior atenção à garantia de liber-
Almeida e Brito
dade de trânsito em todos os itinerários, com maior incidência no troço entre Quitexe e Carmona». Os pontos mais críticos, nomeadamente em volta dos núcleos urbanos e aquartela-
mentos, eram também alvo das particulares atenções dos Cavaleiros do Norte, que estavam instalados no Quitexe (a CCS e o Pelotão de Morteiros 4281), na Fazenda de Zalala (a 1ª. CCAV. 8423), em Aldeia Viçosa (a 2ª. CCAV. 843) e na Fazenda Santa Santa Isabel (a 3ª. CCAV. 8423, de onde, na véspera (e como ontem aqui lembrámos) tinha saído 2 gru-
pos de combate, deslocados excepcionalmente para Além Lucunda). Também no Destacamento de Luísa Maria (um pelotão do BCAV. 8423) e, com compa-
nhias adidas, na Fazenda do Liberato (a CCAÇ. 209/RI 21, de Nova Lisboa, com comando do capitão miliciano Victor Almeida) e em Vista Alegre e Ponte do Dange (a CCAÇ. 4145, do capitão miliciano Raúl Corte-Real).
Furriel Nor-
berto Morais

Furriel Morais, 67
anos em Elvas

O furriel miliciano Morais está hoje em festa. É dia 25 de Setembro de 2017 e, em Elvas, comemora 67 anos!
Norberto António Ribeirinho Carita de Morais foi mecânico-auto dos Cavaleiros do Norte da CCS, no Quitexe, e regressou a Portugal e à sua Niza alentejana no dia 8 de Setembro de 1975. A vida profissional foi de funcionário público, como quadro da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, em Elvas, onde reside. 
É conviva habitual dos encontros da CCS e para lá, para Elvas, vai o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que hoje festeja!
Luís Patriarca

Furriel Patriarca e
civil Voigt Martins

O dia de hoje - 15 de Setembro de 2017 - é também de aniversário do furriel miliciano Luís Patriarca, que jornadeou por terras do Uíge angolano como combatente do BCAV. 1917, de 1967 a 1969. Anos antes da chegada dos Cavaleiros do Norte ao Quitexe, a 6 de Junho de 1974.
Voigt Martins
Algumas vezes colaborou já com este blogue e, aposentado de uma vida profissional ligado às actividades comerciais, reside no lugar do Salgueiro, concelho do Bombarral. É lá que hoje, no conforto e ternura da família, hoje mesmo festeja 74 anos.
José Manuel Voigt Martins é angolano de nascimento, em Kalongo, na Huíla, e vive actualmente em Luanda. Trabalha em Angola, com frequentes visitas a Portugal - onde tem família directa, nas zonas das Caldas da Rainha e Santarém. Já tem colaborado com o blogue Cavaleiros do Norte e também hoje faz anos. Quantos?
Parabéns para ambos e muitos mais anos de boa e feliz vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário