CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

4 268 - Desarmamento, há 44 anos, das milícias populares do Uíge angolano!


Cavaleiros do Norte das Transmissões da CCS do BCAV. 8423. De pé, José Costa. furriel José Pires, alferes
 José Leonel Hermida e 1ºs. cabos Luís Oliveira e  José Mendes. Em baixo, Humberto Zambujo, Couto Soares
 e 1ºs. cabos Jorge Salgueiro e Jorge Silva (?), este da 1ª. CCAV. 8423
Cavaleiros do Norte da 2ª.CCAV. 8423: Oliveira, Azevedo,
1ºs. cabos António Ferreira (que hoje faz 66 anos, em Ana-
dia) e Rocha (falecido a 9 de Maio de 2016) e Santos

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, a 12 de Outubro de 1974, que foi um sába-
do de há precisamente 44 anos,  conti-
nuavam a sua jornada africana pelas saudosas terras do Uíge angolano e preparava-se o desarmamento das milícias populares.
Ao tempo, com muitas dúvidas a pairar no horizonte político, expectava-se que o plano não fosse muito bem aceite pelos povos - que neles tinham, de alguma maneira, o seu braço armado. E ninguém estava muito confiante nos tempos próximos. 
Quem poderia «adivinhar» o que ia acontecer no dia seguinte, numa altura em que a independência de Angola era inevitável? Repetidamente anunciada pelas autoridades portuguesas e movimentos de libertação!
As milícias, valha a verdade e de acordo com o Livro da Unidade 8do BCAV. 8423, até «poucas vezes tiveram actuações de vulto em defesa dos aldeamen-
tos», mas sempre eram homens armados que, á sua maneira, serviam o Exér-
cito Português e poderiam confrontar-se, o que seria muito provável, com os próximos donos do poder angolano - os movimentos de libertação.
Eram tempos de muita insegurança, de hiper-sensibilidades e grávidos de dúvidas e cheios de incertezas.

António Ferreira,
1º. cabo 2ª. CCAV.
Ferreira, 1º. cabo de Aldeia 
Viçosa, 66 nos em Anadia !

O 1º. cabo enfermeiro Ferreira, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 66 anos a 12 de Outubro de 2018.
António Ferreira, de seu nome completo, é natural de Contenças, da freguesia de Sazes, no concelho de Penacova, e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. A vida profissional levou-o para Anadia, onde se fixou na freguesia de Óis do Bairro, traba-
lhando uma carreira inteira na empresa Pavigrés, de que já está reformado e aonde ainda vai fazer uns «biscatos» para «compor» o orçamento doméstico.
É participante habitual dos encontros dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa e para lá (para Óis do Bairro de Anadia) vai o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que hoje festeja!

Constantino de Santa Isabel,
66 anos no Porto !

O soldado Constantino de Oliveira Santos, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, festeja 66 anos no dia 12 de Outubro de 2018, em Paranhos, no Porto.
Atirador de Cavalaria dos Cavaleiros do Norte da Fazenda de Santa Isabel e do capitão miliciano José Paulo Fernandes, regressou a Portugal no dia 11 de Se-

tembro de 1975. Morava nas Escadas do Cadocal, freguesia da Sé, no Porto. Nada mais sabemos dele, a não ser que mora actualmente no bairro do Rega-
do (em Paranhos, também na  cidade do Porto) e para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário