CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

4 317 - Contactos, cinema e futebol nos Cavaleiros do Norte

Cavaleiros do Norte de Santa Isabel em momento de leituras automobilísticas: soldado José Eusébio,
furriel José Fernando Carvalho, alferes Mário Simões e soldado António Caroço. Carvalho e Simões
festejam amanhã os seus 66 anos! Parabéns!
Futebol no Quitexe. De pé, 1ºs. cabos Grácio, Gomes e Mi-
guel, Botelho (Cubilhas), furriel Miguel (paraquedista), Gai-
teiro e 1º. cabo Soares. Em baixo, Miguel, condutor (?), fur-
 riéis Mosteias e Lopes (enfermeiro), 1º. cabo Delmar (Mor-
teiros), furriel Monteiro e 1º. cabo Teixeira (estofador) 
O capitão José Paulo Falcão, coman-
dante interino do BCAV. 8423, voltou a Carmona no dia 4 de Dezembro de 1974 e lá participou em mais uma reunião do Comando do Sector do Uíge (CSU).
O «estreitamento de contactos» entre comandantes das Unidades aquartela-
das no Uíge realizavam-se regularmente e, há 44 anos, repetir-se-iam nos dias 4, 7 e 9, já que eram «mais necessários do que nunca, dada a constante evolução
As bombas e o Clube do Quitexe, onde decor-
reram as sessões de cinema do natal de 1974
dos acontecimentos».
O capitão José Paulo Falcão, habitualmente, fazia-se acompanhar por oficiais da CCS.

Filmes e futebol da 
acção psicológica !

O Natal de 1974 estava a poucos dias e era o primeiro (seria o único...) que os Cavaleiros do Norte iriam viver fora do conforto e afecto das suas famílias, no seu caso nas distantes terras do norte de Angola.
Por isso mesmo e pelo mês de Dezembro fora, o Gabinete de Acção Psicoló-
gica do BCAV. 8423 - supomos que ao tempo coordenado ao alferes miliciano António Garcia, comandante do PELREC e «rendendo» o alferes miliciano José Leonel Hermida, das Transmissões - promoveu a realização de jogos de futebol entre as subunidades e, mais internamente (nestas), entre pelotões.
Outra iniciativa viria a ser o jantar de Natal, outra a corrida de S. Silvestre, na noite de passagem do ano. A 4 de Dezembro de 1974, há 44 anos!, iniciou-se também um ciclo de cinema, com projecções que se alongaram até ao dia 18, «em todas as subunidades e também para a população civil».
Alferes Mário 
Jorge Simões

Simões, alferes de Santa Isabel, 
66 anos nas Caldas da Rainha!

O alferes miliciano Mário Simões, atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel, festeja 66 anos a 5 de Dezembro de 2018.
Mário Jorge Barros Simões especializou-se na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e, por terras do chão angolano do Uíge, comandava um dos Grupos de Combate da Companhia do capitão miliciano José Paulo Fernandes. Concluída a sua jornada angolana do Uíge, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e a Tomar, onde morava, na rua Aurora de Macedo. 
Foi o autor do emblema do BCAV. 8423 e, na vida profissional, seguiu a via do ensino, professorando na Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha - onde reside. Para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Furriel José
Fernando Carvalho

Carvalho, furriel da 3ª. CCAV., 
66 anos no Entroncamento !

O furriel miliciano Carvalho, dos Cavaleiros do Norte da Fazenda de Santa Isabel, comemora 66 anos a 5 de Dezembro de 2018. No Entroncamento.
José Fernando da Costa Carvalho foi atirador de Cavalaria (es-
pecializado na Escola Prática de Santarém) e regressou a Por-
tugal no dia 11 de Setembro de 1975, à sua casa natal da Rua D. João II, no Entroncamento. Fez vida profissional como agente da PSP e, já aposentado, continua a viver naquela vila ferroviária, para onde vai o nosso abraço de felicitações!
Manuel Mendes

Mendes de Santa Isabel,
66 anos em Carcavelos !

O condutor Mendes, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 66 anos a 5 de Dezembro de 2018, em Carcavelos, município de Cascais, onde reside.
Manuel Augusto Marques Mendes é natural do lugar de Comarca de Cima, da freguesia de Avelar, no município de Ansião, aonde regressou a 11 de Dezembro de 1975. A vida profissional «levou-o» para a zona de Cascais e mora actualmente na Rua Fernando Lopes Graça, em Carcavelos. Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário