CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

4 325 - Cavaleiros expectantes quanto à cimeira dos Movimentos angolanos!

O 1º. cabo Emanuel Miranda dos Santos, que hoje festeja 66 anos em South River, nos Estados Unidos,
o 1º. sargento João Barata e o alferes miliciano António Garcia à porta da Sala de Operações do BCAV.
8423, na vila do Quitexe e em 1974
Imagem e legenda do Diário de Lisboa de 12/12/1974

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 souberam, a 12 de Dezembro de 1974, uma quinta-feira de há 44 anos e pela imprensa diária, que a cimeira entre o MPLA, a FNLA e a UNITA seria «antes do Natal», muito embora Melo Antunes, ministro sem pasta do Governo de Portugal, considerasse «prematuro indicar desde já o dia e local em que se verificará a reunião».
O objectivo do encontro era preparar a formação do Governo de Transição de Angola e o Diário de Lisboa desse dia antecipava que «o Governo Português propôs que a cimeira se realize antes do Natal e no arquipélago dos Açores» - provavelmente na Ilha Terceira.
A delegação portuguesa ainda não estava formada, mas era certa a participa-
ção dos ministros Ernesto Melo Antunes (sem pasta) e António Almeida San-
tos (da Coordenação Inter-Territorial), admitindo-se que o general Francisco da Costa Costa Gomes estar presente no final dos trabalhos. Era o então Presi-
dente da República de Portugal.
O mesmo dia foi tempo para, de manhã e em Lisboa, uma delegação do MPLA, liderada por Paulo Jorge, responsável pelas Relações Exteriores do movimen-
to presidido por Agostinho Neto, se reunir com dirigentes do PCP. O Comité de Acção de Lisboa, do MPLA, esteve representado pelo escritor Luandino Vieira, Ilídio Machado (um dos fundadores do movimento) e Arménio Ferreira.
Lá pelo Uíge angolano, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam muito expectantes quanto ao desenvolvimento do processo de descoloniza-
ção. Quanto mais rápido fosse, mais depressa regressariam a Portugal e aos seus chãos natais e afectos familiares. Mal imaginavam quanto tempo ainda continuariam na sua jornada africana. 
Emanuel Miranda dos Santos,
1º. cabo da CCS, do Quitexe

Emanuel, 1º. cabo da CCS,
66 anos nos Estados Unidos!

O 1º. cabo Emanuel Miranda dos Santos, da CCS do Quitexe, festeja 66 anos a 12 de Dezembro de 2018.
Escriturário de especialidade, trabalhou na Secção de Informação e Operações do BCAV. 8423, o que lhe valeu louvor por ter «demonstrado a maior dedicação pelo serviço, sempre pronto a cumprir quaisquer tarefas, por vezes em prejuízo do merecido descanso».
O louvor foi proposto pelo capitão José Paulo Falcão, oficial de operações do BCAV., e considerava também que «é de realçar a acção desenvolvida como encarregado do SPM do Batalhão, a que facilmente se adaptou e onde desenvolveu actividade muito meritória».
O Emanuel regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se na Gafanha da Boa Hora, em Vagos, de onde mais tarde saiu para a Venezuela e daqui transitando para os Estados Unidos - onde é empresário do sector dos transportes, em South River, e para onde vai o nosso abraço de parabéns! 
Santos, o Plateias
de Zalala

Costa, o Plateias de 
Zalala, faria 66 anos !

Carlos Alberto da Costa Santos, o Plateias, foi atirador de Cava-
laria da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e faria 66 anos a 12 de De-
zembro de 2018. Faleceu há 3 anos!
Atirador de Cavalaria, regressou a Portugal a 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge, fixando-se no seu natal lugar de Pisões, freguesia de Pataias, no município de Alcobaça. Pouco mais sabemos dele, a não ser que, por doença, faleceu a 22 de De-
zembro de 2015. Hoje e aqui o recordamos com saudade! RIP!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário