Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 passaram o ano de 1974 para o de 1975, há 44!..., em ambiente muito tranquilo, aquartelados na vila do Quitexe (a CCS e a 3ª. CCAV.), em Aldeia Viçosa (a 2ª. CCAV.) e Vista Alegre/Ponte do Dange (a 1ª. CCAV.).
O clima de paz que então se vivia e «a aceleração do processo de descoloniza-
ção» de Angola proporcionaram sereni-
dade e até euforia entre os garbosos combatentes que, pelas terras do Uíge africano, semeavam a paz e ajudavam a nascer um país novo.
O livro «História da Unidade» reporta que «correu-se a tradicional corrida de S. Silvestre» e que, por outro lado, «procurou-se marcar a passagem do ano de 1974/75 em convívio fraterno e de paz, tal como as famílias civis do Quitexe o fizeram, tendo no seu seio as famílias dos militares aqui presentes, por impos-sibilidade de juntar todo o BCAV.» - o BCAV. 8423!
Jorge Grácio, o Spínola |
Jorge, o Spínola, ganhou
S. Silvestre do Quitexe!
O dia, a noite..., melhor dizendo, foi, pois, tempo para a reali-
zação da Corrida de S. Silvestre do Quitexe, entre um pouco além do quartel dos Voluntários (na saída para Carmona) e a avenida da vila - a Rua de Baixo. A iniciativa foi do Gabinete de Acção Psicológica e a prova foi ganha por Jorge Custódio Grácio, o Spínola, que era atirador de Cavalaria da 3. CCAV. 8423, que tinha rodado da Fazenda Santa Isabel.
O Spínola, tragicamente, viria a falecer a 2 de Junho de 1975, na sequência de um acidente de viação na estraga entre o Quitexe e Carmona, quando, de bo-
leia para esta cidade, seguia na Renault 4L do civil Sidónio, que embateu fron-
talmente contra uma ambulância que, pouco antes, teria sido roubada por ho- mens da FNLA na Delegacia do Quitexe e que circulava contra a mão, na Estrada do Café e na zona da Fazenda de Pumbaloge.
O Spínola teve morte imediata, apesar de ainda ter sido assistido pelo 1º. cabo Alfredo Coelho (Buraquinho) que ocasionalmente seguia noutra viatura e ainda chegou à falar com o sinistrado, tentando o (im)possível!
O furriel Carlos Letras |
Letras, furriel de A. Viçosa,
67 anos em Palmela!
O furriel miliciano Letras, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 1 de Janeiro de 2019.
António Carlos Letras era especialista de Operações Espe-
ciais (Rangers) e nasceu na Barragem da Venda Nova, no Rio Rabagão, entre os concelhos de Montalegre e Vieira do Minho, onde os pais (alentejanos) estavam fixados. Trabalhava o pai na barragem.
Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se em Pontes, lu-
gar da freguesia de S. Sebastião, em Setúbal. Aposentado, mora em Palmela e divide-se entre os afectos da família e os prazeres da pesca. Parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário