CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

4 320 - A constante evolução dos acontecimentos por terras de Angola

Os furriéis milicianos Monteiro, Viegas e Neto, de Operações Especiais (Rangers), na avenida do Quitexe
(ou Rua de Baixo). Os três foram mobilizados para Angola há precisamente 44 anos


Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa
Isabel e todos furriéis milicianos: Fernandes, Guedes
(já falecido), Rabiço, Querido e Belo
O capitão José Paulo Falcão, ainda a exercer as funções de comandante interino do BCAV. 8423, deslocou-se a Carmona no dia 7 de Dezembro, para mais uma reunião no Comando do Sector do Uíge (CSU).  A ordem de trabalhos, como era habitual, tinha a ver com «a constante evolução dos acontecimentos» que, ao tempo, se sucediam, tendo em conta o processo de descolonização de Angola, que evoluía com avanços e recuos e muitas diferenças entre os três movimentos de libertação - o MPLA, a FNLA e a UNITA - e até entre estes e novos grupos políticos que se anunciavam na imensa terra de Angola.
O Angola Comité de Amesterdão, por exemplo, alertava para «as manobras imperialistas em Cabinda», que seria uma das graves ameaças ao futuro de Angola» e denunciava «a situação de perigosidade representada pela in-
fluência do imperialismo norte-americano, via Kinsahsa e não só, em movi-
mentos como a FNLA e a UNITA».
O Angola Comité de Amesterdão, representado por Sietse Bosgra, anunciava-se como apoiante do MPLA, que «apoiou desde o início», assim como do PAIGC, da Guiné, e a FRELIMO, de Moçambique.
A mobilização dos furriéis milicianos Monteiro,
Viegas e Neto na OS do CIOE de 07/12/1973

Monteiro, Viegas e Neto,
mobilizados para Angola!
Os três futuros furriéis milicianos Monteiro, Viegas e Neto, da CCS do BCAV. 8423, souberam da sua mobilização para Angola  no dia 7 de Dezembro de 1973, há 45 anos!!!...,  estavam colocados no Centro de Instrução de Opera-
ções Especiais (CIOE), em Lamego.
Os três lá tinham acabado o curso, no 2º. Turno de 1973, e os três ficaram li-
gados ao curso seguinte, como instrutores, colocado o Monteiro em Penude (aquartelamento da 1ª. Companhia de Instrução), o Viegas e o Neto na CCAÇ. do quartel-sede, na cidade de Lamego.
A Ordem de Serviço nº. 206, do CIOE e de há rigorosamente 45 anos, dava conta das suas mobilizações «nos termos da alínea c) do Artigo 20º. do De-
creto Lei 49107, de 7 de Julho de 1969», no seu caso «com destino à Região Militar de Angola e ao BCAV. 8423/73/RC4».
Luís Alves

Alves, 1º. cabo de A. Viçosa,
66 anos na Covilhã !

O 1º. cabo Luís Filipe Pereira Alves, da 2ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, festeja 66 anos a 8 de Dezembro de 2018.
Atirador de Cavalaria e natural de Barco, freguesia do município da Covilhã, lá voltou a 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada afri-
cana do Uíge angolano. Não mora agora  muito longe, é na Coutada, também no município serrano da Estrela, para onde vai o nosso abraço de parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário