CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

4 845 - Comandante nas subunidades, movimentos angolanos em negociações!

A avenida do Quitexe, a 24 de Setembro de 2019. O furriel Viegas em primeiro plano e em frente à antiga
messe e bar de sargentos do BCAV. 8423 (a casa verde, agora uma residência). Mais ao fundo e frente
 às duas viaturas brancas, o edifico do messe de oficiais, agora um estabelecimento comercial
Avenida do Quitexe, na direcção de Camabatela. Á esquerda,
cor de rosa, a casa do sr. Guedes. Será? Mais à frente, o
 restaurante Topete. Quem não se lembra?

(clicar na imagem, para a ampliar)


Notícia do Diário de Lisboa de
 17 de Outubro de 1974, 
O comandante Carlos Almeida e Brito visitou Santa Isabel, onde se aquartelava a 3ª. CCAV. 8423, a do capitão José Paulo Fernandes, a 17 de Outubro de 1974 e acompanhado de oficiais da CCS. 
O muito bem cuidado edifício (colonial) da
Administração Municipal do Quitexe
A 13, estivera no Destacamento da Fazenda Luísa Maria e a 24 deslocar-se-ia a Aldeia Viçosa, onde estava a 2ª. CCAV., a do capitão miliciano José Manuel Cruz. 
Sempre com oficiais da CCS e, muito provavelmente, escoltado pelo PELREC.
O dia foi tempo também para se saber que  Rosa Coutinho, presidente da Junta Governativa de Angola, recebera, na véspera, uma embaixada da República do Zaire que, depois das negociações de Kinshasa, se fazia acompanhar de dirigentes da FNLA, para «acelerar o processo de descolonização de Angola».
Os zairotas eram liderados por Bela Matwamba, genro de Mobuto Sese Seko (o presidente), e a comitiva da FNLA por Hendik Vaal Neto - portador de uma mensagem de Holden Roberto. Mostrou-se, a FNLA, disposta a encetar negociações com o MPLA e a UNITA, no sentido de criarem «uma frente comum», objectivo que era dificultado, ao tempo, pelas dissidências internas do movimento de Agostinho Neto - as da Daniel Chipenda (Revolta do Leste) e de Mário de Andrade (Revolta Activa).
Fialho Panasco, 1º.
sargento de Zalala
Luanda, nesse mesmo tempo, era cenário de incidentes com «quadrilhas não identificadas» que operavam nas imediações da cidade e que levaram mesmo à «suspensão de carreiras nocturnas de autocarros».

Fialho Panasco, 1º-
sargento de Zalala !

O 1º. sargento Fialho Panasco, da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, faria 84 anos a 17 de Outubro de 2019. Faleceu em 2005.
Joaquim António Fialho Panasco, de seu nome completo e originário da Arma de Cavalaria, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e continuou a sua carreira militar, atingindo a patente de sargento-mor. 
O seu passamento, por doença, aconteceu a 22 de Junho de 2005, há 14 anos e em Carnaxide, onde então residia. Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
Fazenda Santa Isabel

Azevedo de Santa Isabel, 67 
anos em Oliveira de Frades !

O soldado João Luís Pinto de Azevedo, atirador de Cavalaria, festeja 67 anos a 17 de Outubro de 2019.
Cavaleiro do Norte da 3ª. CAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel - e depois do Quitexe e de Carmona -, regressou a Portugal e à Amadora, onde então residia, no dia 11 de Setembro de 1975. Mora agora em Oliveira de Frades, distrito de Viseu, para onde vai o nosso abraço de parabéns!  
- NOTA: As fotos do Quitexe são de 24 de Setembro de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário