CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 25 de janeiro de 2020

4 949 - Amazona matriarca dos Cavaleiro do Norte festejou 99 anos!

A matriarca do blogue Cavaleiro do Norte chegou aos 99 anos a 20 de Janeiro de 2020. Hoje, reuniu-se
 quase toda a família directa para para festejar e apagar as 99 velas. Três netos não puderam estar !

Os meus amigos, todos!!!..., mas mesmo todos!!!..., vão desculpar-me mas hoje só aqui venho para vos falar de Maria Dulce Pinheiro Estima, nascida a 20 de Janeiro de 1921. Há 99 anos e mãe deste vosso amigo que, pela jornada africana do Uíge angolano, foi Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423.
O seu pai e meu avô materno foi Aniceto Fernandes Estima, combatente da 1º. grande guerra, regedor da freguesia e precocemente falecido quando ela, a mais velha de 4 irmãos, ainda não tinha 8 anos. Foi vítima da queda de uma parede da casa que construía.
As Abris de 1973, quando assentei praça para o serviço militar, estava viúva de meu pai, desde Agosto anterior, com duas filhas recém-casadas e um filho a ir para a guerra. 
Em 9 meses, uma família de 5 pessoas, ficou «reduzida» a ela - que por razões diferentes «perdera» 4 pessoas da sua gente mais íntima. 
Não se deixou abater e foi uma grande combatente da vida, sempre a dar exemplos para o amanhã de todos nós.
Quando nos vê juntos, logo suspeita de festa e pergunta sempre «quantos são»?»
Quantos são os comensais à sua volta. 
E sobre quem falta, logo pergunta por onde anda e o que anda a fazer.
Hoje, pois, foi dia de festejar os 99 anos da Senhora Minha Mãe, nascida a 20 de Janeiro de 1921, e desculpar-me-ão todos, mas mesmo todos, todos, todos..., todos os grande companheiros dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, mas não valem mesmo nada, nadinha mesmo, ao lado, ao pé, ao longe, onde quer que estejam, da guerreira Maria Dulce, a Senhora Minha Mãe!
Assoprou as velas dos 99 anos e fartou-se de rir às palmas que a festejaram!

1 comentário: