CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

4 928 - Encontro 2020 dos Cavaleiros de Zalala ! A cimeira angolana!

Cavaleiros do Norte de Zalala no encontro de Tomar, a 9 de Setembro de 2018, todos furriéis milicianos:
José 
Louro e Victor Costa (atiradores de Cavalaria), João Dias (Transmissões), Manuel Pinto (Operações
Es
peciais, os Rangers) e João Aldeagas (atirador de Cavalaria)
Os últimos Cavaleiros do Norte da Fazenda Maria 
Amélia, todos da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel.
 De pé, NN, Caroço, NN, Eusébio e Toy. Em em baixo, 
NN, Ângelo Teixeira, furriel Carvalho, Jesus e NN. 
Quem ajuda a identificar os NN´s?

A 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, vai  reunir-se a 30 de Maio, no seu encontro anual - o de 2020.
Os Cavaleiros do Norte do capitão Davide Castro Dias voltam à Quinta do Casalinho, em Fátima, depois da passagem por Tomar, em 2019. A organização é do furriel miliciano João Dias, que pode ser contactado pelo telemóvel 962551238.
Cavaleiros do Norte da CCS: furriéis milicianos
Monteiro e Dias e 1ºs. cabos MIguel e Vasco

(Vasquinho) e, em baixo, João Pires
Há 45 anos, em Dia de Reis de 1975 e também uma segunda-feira, expectava-se, pelas bandas do Uíge angolano, quanto à evolução do processo de descolonização, em particular quanto à Cimeira entre MPLA, FNLA e UNITA - os três movimentos de libertação -, que decorrera em Mombaça, no Quénia, e antecedia a do dia 10, no algarvio Alvor.
O livro «História da Unidade» refere que esta «iria definir os termos da negociação da independência de Angola» e que, por isso 
Notícia do Diário de Lisboa 
de 6 de Janeiro de 1975 e
sobre a situação política

 em Angola
mesmo, «polarizou todas as atenções»

A cimeira angolana
de Mombaça !

A mesma segunda-feira de dia de Reis de 1975 foi tempo de, logo depois da Cimeira de Mombaça, os presidentes Agostinho Neto (do MPLA), Holden Roberto (FNLA) e Jonas Savimbi (UNITA) viajarem, respectivamente, para Dar-es-Salan (Tanzânia), Kinshasa (via Nairobi) e Gabão e Senegal.
A Lisboa, entretanto, e para participarem na cimeira do dia 10 (e ainda não se sabia onde), chegaram Lúcio Lara e Lopo do Nascimento,  do Comité Central do MPLA (vindos de Londres). E aguardava-se, «nos próximos dias», a chegada do presidente Agostinho Neto e Paulo Jorge, do Departamento de Relações Exteriores.
Era, por outro lado, conhecido o comunicado final da Cimeira de Mombaça, apresentado pelos presidentes Jonas Savimbi e Holden Roberto, considerando que «decorreu numa atmosfera de mútua e perfeita compreensão» e que as delegações «chegaram a plataforma política comum, à luz das próximas negociações com o Governo Português para a formação de um Governo Transitório que levará Angola à independência».
A grande novidade tinha a ver com o número de ministros: Portugal sugeria 12 e os movimentos pretendia 17: dois portugueses e cinco de cada movimento.  
O capitão J. Paulo Fernandes
e o 1º. cabo Floro Teixeira

Floro, 1º. cabo de Santa Isabel,
68 anos na Quinta do Conde !

O 1º. cabo Floro Gomes Teixeira, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 68 anos a 6 de Janeiro de 2020. 
Enfermeiro de especialidade e natural de Coimbra, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e fixou-se na Vivenda de S. José, na Quinta das Laranjeiras, no Laranjeiro, em Almada - onde ao tempo já vivia. Fez carreira profissional no Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e, agora já aposentado, mora na Quinta do Conde, em Sesimbra - de onde regularmente colabora com este blogue. Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário