CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

4 923 - O alferes Sousa, os furriéis Letras e Reino.. O Madaleno e o Costa!

Passagem de ano de 1974 para 1975, no Quitexe: furriéis milicianos Fernandes (de bigode e mão dada 
ao Ribeiro), Viegas, Belo (de óculos), Grenha Lopes (tapado), Bento, Costa e Flora (linha de trás), Ribeiro
 Ribeiro (de garrafa na mão e mão dada ao Fernandes), Rabiço, Graciano e  Abrantes (de cachimbo). 
Em baixo, notícia do Diário de Lisboa de há 40 anos!

O alferes Mário Jorge Sousa,
civil em Andora (2019)
O 1º. cabo Jorge Silva e
o alferes Sousa (1974)
O dia de Ano Novo de 2019 é de achamento de Cavaleiros do Norte. Por exemplo, o alferes miliciano de Sousa, agora «descoberto» em Andorra, onde trabalha na área dos veículos motorizados.
Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa, de quem falamos, foi Cavaleiro do Norte especialista de Operações Especiais - os Rangers, com curso em Lamego, no 2º. turno do Centro de Instrução de Operações Especiais (o CIOE) de 1973. E comandante do 1º. Grupo de Combate da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, com os furriéis milicianos Baldy Pereira, Évora Soares e Victor Costa.
Fez-se acompanhar pela mulher e filha, na jornada africana do Uíge angolano, e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar. A Lisboa e depois passando pelo Porto.
Por onde anda e não anda ele, dele pouco se sabia, até que o descobriu o furriel miliciano João Custódio Dias (das TRMS de Zalala) e sabemos agora que trabalha e mora no Principado de Andorra, de onde (e dele) veio a promessa de tentar estar no encontro de 2020, que será no próximo dia 30 de Maio, na Quinta do Casalinho Farto, nos arredores de Fátima!
Bem-vindo, caro alferes Sousa!
Os furriéis Carlos Letras, que hoje festeja 68
anos, e
António Chitas, nas Quedas de
 Duque de Bragança (1975)

Letras, furriel de Aldeia 
Viçosa, 68 anos em Palmela !

O furriel miliciano Letras da 2ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 1 de Janeiro de 2020.
Especialista de Operações Especiais, os Rangers, António Carlos Dias Letras nasceu na Barrage da Venda Nova, na serra do Gerez, filho de pais alentejanos que jornadeavam país fora, o pai como empregado da construção de barragens.
Regressou a Portugal e a Setúbal no doa 10 de Setembro de 1975 e fez vida como empresário do sector do mobiliário. Já aposentado, mora em Palmela, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
A. Reino

Reino festeja anos
por duas vezes !

O furriel miliciano Reino, da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, festeja 67 anos a 1 de Janeiro de 2020. peça segunda vez.
Na verdade, nasceu mesmo a 28 de Dezembro de 1951,  mas apenas foi registado a 1 de Janeiro do ano seguinte. Era assim naquele tempo, o que lhe dá a possibilidade de festejar por duas vezes. 
Grande abraço e parabéns!
Francisco Madaleno

Madaleno, atirador
PELREC, 68 anos na Covilhã

O soldado Madaleno, do PELREC da CCS do BCAV. 8423, festeja 68 anos a 1 de Janeiro de 2020.
Francisco José Matos Madaleno foi atirador de Cavalaria e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro, à sua natal Estrada do Cimeiro, na Covilhã. Mora agora na Rua da Saudade e tem os anos divididos por dois dias: o do nascimento e o do registo(3 de Fevereiro). Há homens felizes!!!
Um grande abraço para ele, lá para a sua serrana e estrelar cidade da Covilhã!
Mário Costa

Costa de Zalala, 68
anos em Fernão Ferro !

O soldado Mário António Figueiredo Costa, da 1ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 1 de Janeiro de 2020.
Cavaleiro do Norte da mítica fazenda de Zalala e clarim de especialidade militar, também passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, ao Bairro dos Corticeiros, no Seixal. Mora lá por bem perto, agora em Fernão Ferro, e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Fazenda Santa Isabel

Catarino de Santa Isabel
faleceu há 27 anos !

O 1º. cabo Catarino, dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 faleceu há 27 anos!
Joel Carlos Gonçalves Catarino foi atirador de Cavalaria da subunidade de Santa Isabel e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, fixando-se em Paivas, no município de Amora. Lá faleceu a 1 de Janeiro de 1983,  a poucos dias de fazer 31 anos (nascido a 9 de Fevereiro de 1952). Hoje o recordamos com saudade!

Sem comentários:

Enviar um comentário