Alberty Correia general e cmdt. da ZMN |
O Diário do Governo, II Série, de 22 de Março de 1974, há 46 anos, publicava o despacho da Presidência do Conselho (de Marcelo Caetano) com nomeação do general Joaquim da Luz Cunha para o cargo de Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas.
O oficial substituía Costa Gomes - que fora exonerado a 14 do mesmo mês e viria a ser Presidente da República. Até aí, Luz Cunha era o Comandante-Chefe das Forças Armadas em Angola, de onde regressara três dias antes e fora interinamente substituído pelo general Francisco Rafael Alves, em cerimónia que decorrera no largo fronteiriço à Fortaleza de S. Miguel (Luanda) e onde também esteve presente general Alberty Correia, que ia assumir o comando da Zona Militar Norte (ZMN), a dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
Dois acidentes na
CCS do Quitexe
Mortes por acidente eram muito mais vulgares que o que se possa imaginar, normalmente resultantes de um menor conhecimento e adaptação aos pisos - por parte dos condutores - mas sempre difícias e imprevisíveis picadas angolanas. A CCS dos Cavaleiros do Norte registou pelo menos dois nas primeiras semanas da jornada angolana do Uíge - um deles envolvendo o PELREC, pouco depois do cemitério do Quietexe, com capotagem de um UNIMOG conduzido pelo condutor auto-rodas António do Rosário Picote, felizmente sem consequências de maior. Outro, com o Pelotão de Sapadores e do qual saiu ferido num braço o furriel Joaquim Farinhas - como se vê na imagem, em que está com o Neto e o Viegas e o inesquecível e impagável Agostinho Papelino, que todos se lembrarão de ser engraxador (sem nada engraxar, fazia de conta) e exímio tocador de toques militares, com uma mangueira de jardim.
V. Francisco em 1975 |
O furriel Viegas e o Victor Francisco na Marinha Grande e em 2013 |
Francisco, do PELREC, 68
anos na Marinha Grande !
O Francisco, atirador de Cavalaria do PELREC da CCS do BCAV. 8423, na vila do Quitexe, comemora hoje 68 anos - dia 23 de Março de 2020.
Victor José Ferreira Francisco foi sempre um bom soldado, sempre discreto e eficiente, sem falhas de serviços, cumpridor, corajoso, sereno e muito disciplinado. Regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975 e fixou-se na sua natal Marinha Grande. Lá trabalhou, sempre na área do vidro, e, agora já aposentado, lá vive, com alguns problemas de saúde. Para lá, e para ele, vai o nosso forte abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário