CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 20 de outubro de 2020

5 220 - Cavaleiros do Norte no terreno! As mortes do alferes Meneses e do furriel Dias!


Cavaleiros do Norte de Zalala: Rocha (?), Espinho (?), Fião, Romão, Tarciso,
Aprumado, Mora, Mamarracho e Pereira (de pé). Azevedo, Rego, Orlando 
Oliveira (?), Lopes, Dorindo e Manuel Dinis Dias, que faleceu hoje se
fazem 9 anos. RIP!!!

A
A Estrada do Café, entre a Vista Alegre e Aldeia
Viçosa. Imagem de 24 de Setembro de 2019, 
aquando da passagem do furriel Viegas

Os dias de Outubro de 1974, há 46 anos, iam calmos e esperançosos por entre a comunidade militar dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 842, mesmo envolvidos que andavam nos patrulhamentos inopinados que se faziam pela Estrada do Café fora, para garantir a segurança de pessoas e bens, por este e outros itinerários do Uíge angolano.
Um ano depois, por Outubro de 1975 e com os Cavaleiros do Norte já em suas casas de família e a dias da independência de Angola, a FNLA de Holden Roberto estava com sede assentado no Ambriz, anunciava que estaria no dia seguinte em Luanda - o que o MPLA desmentia, garantindo a defesa da capital.
Ambriz, a esse tempo de há 45 anos, era onde estava a delegação da OUA, depois de se ter encontrado com a UNITA (em Nova Lisboa) e MPLA (em Luanda). Procurava uma solução para a guerra civil que enlutava Angola e de sangue regava os seus chãos.
As frentes de combate continuavam: violentos no Caxito e tomada de Kiculungo, a 70 quilómetros de Camabatela, vila bem próxima de Quitexe, na estrada que ligava ao Negage e Carmona.
Era o tempo das vésperas da independência de Angola.

Alferes Meneses Alves

Alferes Meneses Alves, de Aldeia
Viçosa, faria hoje 68 anos !

O alferes miliciano Meneses, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, faria hoje 68 anos. Faleceu em 2013.
Manuel Meneses Alves apresentou-se em Aldeia Viçosa no mês de Fevereiro de 1975, transferido de uma Companhia de Caçadores de Cabinda, tendo-se notabilizado em Carmona, a 13 de Abril de 1975, «durante uma manifestação não autorizada superiormente» e na qual se verificou «confronto entre elementos de 2 movimentos emancipalistas, com uso de armas de fogo na via pública».
O alferes Meneses, no comando do seu grupo de combate e segundo o louvor do comandante do BCAV. 8423, «actuou de forma rápida, decidia e enérgica, não deixado dúvidas quanto à determinação do pequeno grupo que comandava, com o que conseguiu a detenção de dois dos elementos em confronto e ainda, de imediato, ter feito abortar a manifestação».
Empresário do sector da alimentação e transformação de carnes, em Leiria, ali faleceu (de doença grave) a 16 de Maio de 2013. Não sem que, antes (e por duas vezes), conhecendo o seu destino, organizasse encontros de despedida da família e dos amigos. Ver AQUI.
RIP!!!
Furriel Manuel Dias

Furriel Dias de Zalala
faleceu há 9 anos !

O saudoso furriel miliciano Manuel Dinis Dias, mecânico-auto da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faleceu há 9 anos, vítima de doença e deixando em luto a sua família próxima e um mar enorme de saudades dos Cavaleiros do Norte..
O Dias era natural de Oliveira do Hospital e, pela jornada africana de Angola, foi competente em tudo quanto era viaturas militares. Regressou a Portugal no dia 9de Setembro de 1975 e fixou-se em Lisboa. 
A fatídica doença, há 9 anos, fê-lo deixar-nos fisicamente mas dele fica imortal a saudade e a memória de quem sempre foi um bom amigo, bom companheiro e bom Cavaleiro do Norte.
A data de hoje, esta data de memória do Dias, é também para um abraço solidário, para as mulheres de sua vida: Júlia, que amou! Júlia, que lhe deu Ana Filipa, fruto vivo da sua paixão de pai e marido. RIP!!!
António Guedes

Guedes, furriel da Aldeia Viçosa,
68 anos em Salvaterra de Magos !

O furriel miliciano Guedes, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 20 de Outubro de 2020, por terras de Salvaterra de Magos.
António Artur César Monteiro Guedes foi Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, depois de Carmona, e é natural da aldeia de Silvestre, freguesia de Mora Morta, em Peso da Régua, e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e segui carreira profissional nas Brigadas de Trânsito (BT) da GNR, atingindo a patente de sargento-mor.
Aposentad0, dedica-se à sua exploração agro-pecuária, lá por terras de Salvaterra, e trabalha na área da segurança. Hoje, dia dos seus bonitos 68 anos, para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário