CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 19 de maio de 2021

5 436 - Aprumo e atavio, pontualidade e vontade firme, dedicação e interesse, disciplina e respeito total


A cidade de Carmona, a 25 de Setembro de 2019, dia da passagem do furriel Viegas.
 A rua que vai dar à praça do Cine Moreno e da Rádio Clube do Uíge
A Estrada do Café, na saída de Carmona para o Quitexe.
 Repare-se no número de estudantes que nela circulam a
 pé, vindos de uma escola da zona do antigo Instituto
 do Café (ICA) e do campo do FC do Uíge

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, há 47 anos e ainda em Portugal, em vésperas  da viagem para Angola, continuavam a riscar dias no calendário e cada vez mais próximos da partida para Luanda.
«Muito em breve vais para o ultramar. Recorda-te de tudo o que te pedimos, sobre aprumo e atavio, pontualidade e vontade firme, dedicação e interesse, disciplina e respeito total», lê-se no livro «História da Unidade», no qual o  comandante Carlos Almeida e Brito também lembrava que «as exigências, os ensinamentos e exemplos dos teus superiores são princípios que tens de seguir, de compreender, pois são essas afirmações que te levarão a, como já um dia te disse, querer e saber querer!».
A partida da CCS estava marcada para o dia 27 de Maio, mas foi a 29 seguinte, quando, a bordo dos TAM, voou a CCS. Depois, as três companhias operacionais.
Manuel Neves (Bolinhas) e furriel
 João Dias, dois Cavaleiros do
Norte de Zalala

Movimento Democrático
de Angola - o MDA!

As notícias angolanas de 19 de Maio de 1974, há 46 anos, tinham a ver o Movimento Democrático de Angola (MDA), que se anunciava apoiante da Junta de Salvação Nacional e pretendia alargar a sua acção a Nova Lisboa, Sá da Bandeira, Benguela e Moçâmedes e outras cidades e vilas.
O MDA nomeava comissões locais para divulgar o movimento e «iniciar imediatamente acções de politização das populações», para tal procurando contactar democratas locais.
A Comissão Central, com sede em Luanda, era presidida pelo advogado Eugénio Ferreira e preparava a realização de «uma assembleia geral democrática, para o estabelecimento de um programa de acção conjunta».

Novo de Zalala, 69 anos
em Oliveira do Bairro !

O 1º. cabo Novo, dos Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 20 de Maio de 2021.
Manuel de Almeida Novo, de seu nome completo e apontador de morteiros médios de especialidade militar, é natural de Paraduça, povoação da freguesia de Calde, do concelho e distrito de Viseu, e lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão angolana.
 A vida, por informação do furriel miliciano João Dias (TRMS), levou-o para a bairradina zona de Oliveira do Bairro, onde mora(rá) e para onde vai o nosso abraço de parabéns!

terça-feira, 19 de maio de 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário