CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

5 707 - Comício do PAIGC no Quitexe e espectáculo em Carmona de soldados para soldados!

O edifício que, no Quitexe, foi o do Comando dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. A
imagem é de 24 de Setembro de 2019, quando por lá passou o furriel Viegas da CCS

O alferes João Machado, ladeado pelos furriéis Carlos Letras
(à esquerda) e José Fernando Melo, todos da 2ª. CCAV. 8423


O PAIGC, movimento da Guiné-Bissau já independente, realizou um comício no Quitexe, a 8 de Fevereiro de 1975.
Um comício de todo inusitado, mas que, de acordo com o livro «História da Unidade», ocorreu «em colaboração com a FNLA». O que foi ainda mais inesperado, pois as afinidades do partido guineense eram mais com o angolano MPLA.
Não tenho quaisquer memórias do comício, realizado a um sábado, mas a noite desse dia - e já em uma outra vertente a ver com os Cavaleiros do Norte - foi tempo para «um espectáculo de soldados para soldados», organizado pela Zona Militar Norte (ZMN) e em Carmona, a actual cidade do Uíge, «no âmbito da actividade militar de acção psicológica».
Os Cavaleiros do Norte do Uíge angolano, desta feita não participaram em palco, mas, de acordo com o livro «História da Unidade», que citamos, «tomou o pessoal do BCAV. parte na assistência», o que, acrescenta o histórico documento dos Cavaleiros do Norte, «causou impacto positivo na estado psicológico das tropas».
Pudera! Festa era festa e festa era (foi) um bom desanuviador do momento que se vivia! Um bom destressante, como se diria nos dias de hoje.
Mas ja lá vão 47 anos!
Furriel  José F. Melo em 1975

Melo, furriel de Aldeia Viçosa, 
fsteja 70 anos em Leiria!

O furriel miliciano Melo, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, celebra 70 anos a 9 de Fevereiro de 2022, em Leiria.
José Fernando Noro Dias de Melo foi atirador de Cavalaria, especializado na Escola Prática de Santarém, e é natural da Granja do Ulmeiro, em Soure. Foi personagem de um momento invulgar deste blogue quando, a 29 de Junho de 2011 - já lá vão quase 11 anos!!! -, aqui noticiámos a sua morte. Afinal estava vivo. E está. A 22 de Junho do mesmo ano, demos conta da sua  «ressurreição» e em Agosto seguinte, visitámo-lo na sua casa de Leiria - onde nos emocionámos e divertimos, evocando algumas histórias da nossa jornada de África em Angola. 

O (furriel miliciano) Melo regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, à Granja do Ulmeiro, de onde era natural e então vivia. Fez carreira profissional nas Brigadas de Trânsito (BT) da GNR, da qual e por motivos de doença, está está aposentado há vários anos. 
Mora em Leiria - para onde vai o nosso abraço de parabéns, com o voto de que possa repetir a data por muitos e bons anos!
- «A morte do furriel Melo». - Ver AQUI 
- «O Melo está vivo»- - Ver AQUI

Fazenda Santa Isabel, onde jornadeou
a 3ª. CCAV. do BCAV. 8423
Catarino, 1º. cabo de Santa, 
Isabel, faria 70 anos na Amora!

O 1º. cabo Catarino, atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, festejaria 70 anos a 9 de Fevereiro de 2018. Faleceu a 1 de Novembro de 1983.
Joel Carlos Gonçalves Catarino, de seu nome completo, jornadeou por Santa Isabel, Quitexe e Carmona, nos Cavaleiros do Norte comandados pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes. Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, fixando-se em Paivas de Amora, no Seixal - onde já residia. Lá faleceu, há 28 anos e por razões que desconhecemos.
Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário