A 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala e do capitão miiciano Davide Castro Dias, partiu para Luanda ao final da noite de 31 de Maio de 1974 - hoje se passam 44 anos! Já a CCS por lá estava, há 2 dias!
O BCAV. 8423 tinha ainda a 2ª. CCAV. e a 3ª. CCAV. em lista de espera para o voo e, de acordo com o Livro da Unidade, «embarcou para a RMA quase completo». Na verdade, vale a pena recordar, «faziam-se sentir duas faltas importantes» - casos do 2º. coman-
dante e do oficial de reabastecimentos. O primeiro, por ter sido «desviado para o Co-
mando Chefe das Forças Armadas da Guiné, este por se encontrar com baixa ao Hospital
Militar Principal».
O 2º. comandante era o major de Cavalaria José Luís Jordão Ornelas Monteiro, mais tarde promovido a tenente-coronel e que, com esta patente, foi aposentado. Faleceu a 16 de Julho de 2011, com 80 anos. Só seria substituído, no BCAV. 8423 e pelo capitão José Diogo da Silva Themudo, em Março de 1975.
O oficial de reabastecimentos era o alferes miliciano Gaspar José F. Carmo Reis, que nunca chegámos a conhecer e que, porém, foi «julgado incapaz para o serviço militar». Foi substituído, já em terras de Angola, pelo também alferes miliciano José Alberto Alegria Martins de Almeida, que, em rendição individual, chegou ao Quitexe em Julho de 1974.
![]() |
Os furriéis Flora e Car- doso (ambos de azul) e Carlos Carvalho |
Cavaleiros de Santa Isabel
encontram-se na Mealhada
Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, reúnem-se a 2 de Junho de Junho de 2018, em Santa Luzia - à saída de Coimbra para a Mealhada (a norte), em plena IC2 (a antiga Estrada Nacional nº. 1).
A concentração está marcada para as 12 horas, no restau-
rante Manuel Júlio - onde vai decorrer a confraternização gastronómica -, e a organização deste (re)encontro de memórias está a cargo do (ex-furriel de transmissões) João Augusto Martins Cardoso (telemóvel 939908807) e do Carlos Alberto Baptista de Carvalho - que lá mora bem perto, no Barcouço, e foi atirador de Cavalaria na jornada africana do Uíge angolano, por terras de Santa Isabel, Quitexe e Carmona (916216923).
![]() |
João Teodósio |
Teodósio de Aldeia Viçosa,
66 anos em Almeirim!
O 1º. cabo mecânico-auto Teodósio, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 66 anos a 1 de Junho de 2018.
João Francisco Ribas Teodósio foi Cavaleiro do Norte de Al-
deia Viçosa e é natural e residia na Rua da Fé, em Almeirim, aonde regressou no dia 10 de Setembro de 1975 - quando terminou a sua co-
missão militar por terras de Angola. Lá fez a sua vida familiar e profissional e lá continua a viver, agora na Rua dos Aliados e com o apelido Ferro acrescen-
tado ao nome, e lá trabalha, para lá indo o nosso abraço de parabéns!