CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

1 864 - O dia 21 de Novembro de 1974 em terras de Angola...

Aquartelamento militar do Quitexe, visto do lado da Igreja. A primeira caserna, era a do PELREC. O edifício a branco, à direita, era a sede do Batalhão de Cavalaria 8423 (foto de cima). Furriel Viegas no dia dos seus 22 anos, em frente ao bar dos soldados 


O que tem o dia 21 de Novembro de 1974 a ver com os Cavaleiros do Norte? Foi o dia em que, de vez, os Caçadores da 4145/72 disseram adeus a Vista Alegre. E lá foi, nesse dia, no âmbito do plano de visitas de trabalho às subunidades, o capitão José Paulo Falcão - que, interinamente, exercia as funções de comandante do Batalhão. Estava Almeida e Brito por Lisboa, de férias.
Por Luanda, o MPLA chamou a imprensa à sua sede e apresentou 6 prisioneiros, de mãos amarradas atrás das costas e alguns deles feridos, que tinham sido apanhados nos musseques, pelos chamados Comités de Vigilância. Um, era acusado de assassínio; outro de extorquir dinheiro em nome do MPLA e os outros de roubos, todos acusados de se apresentarem como militantes do mesmo MPLA. E não seriam. As cerca de 2000 pessoas que se aproximaram da sede do movimento de Agostinho Neto exigiram o seu fuzilamento, mas Hermínio Escórcio (da comissão directiva do MPLA) disse que seriam entregues às Forças Armadas Portuguesas. Não concordou a multidão e Escórcio condescendeu que os prisioneiros continuassem sob custódia do MPLA.
A FNLA, do seu lado, anunciou que as suas forças protegeriam as 19 pessoas que, no bairro do Catambor, tinham sido obrigadas a abandonar as suas casas, forçadas por militantes de outro partido, cujo nome não quis revelar. Seria o MPLA, seria a UNITA?
Um comunicado militar português dava conta de uma morte (um africano negro) e quatro feridos (dois brancos e dois negros) em incidentes com armas de fogo, de 17 para 18 de Novembro.
Em Argel, Melo Antunes falava com Agostinho Neto e defendia-se, nas declarações à imprensa: «Não podemos dar detalhes sobre as negociações, mas podemos dizer se desenrolam em clima de autêntica fraternidade», disse o ministro sem pasta do Governo Português.
O que é que o dia 21 de Novembro de 1974 a ver com os Cavaleiros do Norte? Olhem, na verdade, verdadinha, isso é mais comigo: fazia 22 anos e estava de serviço. A foto ali acima é desse dia!
Ver AQUI 

4 comentários:

  1. Parabéns CAMARADA, Feliz Aniversário

    ResponderEliminar
  2. Parabéns CAMARADA, Feliz Aniversário

    ResponderEliminar
  3. Feliz Aniversário. parabéns Camarada

    ResponderEliminar
  4. Áh Viegas, neste tempo eramos todos uns "lindinhos" sem excepção, tá claro. Veja-se a foto. Quero dar-te os parabéééééns não só pelo teu aniversário mas tambem pelo excelente trabalho que tens feito neste blog. Obrigadoooo, em nome, certamente de todos os Cavaleiros do Norte. Grande e forte abraço de muitos parabéns muitos anos de vida, para continuares a contar-nos histórias da nossa passagem por terras Africanas.

    ResponderEliminar