CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

1 878 - Futeboladas no Quitexe e Savimbi com Neto

Teixeira (o estofador), Malheiro, Cuba, Marques (Carpinteiro), Pereira (condutor), Gaiteiro e Teixeira (o pintor), atrás. À frente, Monteiro (Gasolinas), Pereira (mecânico), Celestino Silva, Gomes (condutor), Carlos Mendes (bate-chapas) e Miguel. Alguém confirma estes nomes dos «ferrugens»? Em baixo, Agostinho Neto, Rosa Coutinho e Jonas Savimbi

O processo de descolonização de Angola «seguia marcha», mais passo à frente, mais passo atrás, e pelo Quitexe, aos dias primeiros dias de Dezembro de 1974, jogava-se a bola, entre pelotões e sub-unidades. Pelotões como, por exemplo, o da foto - o dos homens do parque-auto, os «ferrugens»!!!
Os rijíssimos prélios eram disputados no campo do Quitexe, pelado e sem grandes condições, na saída para Carmona, e motivavam fartas e óbvias rivalidades, até algumas pequenas quezílias - ou não fosse futebol um desporto de fortes e fartas paixões e, até por via disso, ninguém quisesse perder. Mesmo que os jogos fossem "a feijões".
Jonas Savimbi, presidente da UNITA, a 6 de Dezembro de 1974, anunciou em Lusaka que se ia encontrar com Agostinho Neto, presidente do MPLA, na semana seguinte, para tentarem «resolver as suas divergências». A iniciativa era do líder do «Galo Negro» (Savimbi) e a Reuters (agência noticiosa francesa) admitia que o encontro «poderá contribuir, de forma decisiva, para a eventual formação de um Governo provisório entre os três movimentos angolanos». Logo, portanto, incluindo a FNLA.
Os dois dirigentes, recordemos, tinham posições diferentes sobre o futuro de Angola e, uns dois meses antes, o MPLA recusara mesmo a hipótese de chegar a acordo com a UNITA - que considerava um movimento conivente com o Exército Português. Era, ou não era? Não sei!

Sem comentários:

Enviar um comentário