CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

1 883 - Cavaleiros de Santa Isabel no Quitexe...

O malogrado Quaresma, 1º. cabo de Santa Isabel (em cima). 
Cartaz do aniversário do MPLA (em baixo)


A 10 de Dezembro de 1974, hoje, precisamente, se fazem 39 anos, a 3ª. CCAV. 8423 instalou-se no Quitexe, dizendo adeus definitivo a Santa Isabel - onde a tropa portuguesa «assentava praça» desde 1961/62. Onde os Cavaleiros do Norte tinham chegado a 11 de Junho de 1974, meio ano antes.
A Santa Isabel fui algumas vezes, numa delas para uma saída operacional na madrugada de um dia de Julho/Agosto de 1974, com saída de mata para os lados da Vamba, ou de Zala, ou de Quipedro?, sei lá eu já, varrido da memória. Numa outra vez, no regresso ao Quitexe, fomos apanhados de farto susto, medrado nos sons de tiros à distância, não sabíamos de que armas! Nem de quem!
Os Cavaleiros de Santa Isabel rodaram para o Quitexe e, saída a 1ª. CCAV. de Zalala (a 21 de Novembro), completou-se a primeira fase das mudanças de dispositivo. A CCAÇ. 4145/72 tinham ido para Luanda, entre 19 e 20 de Novembro, dando lugar, em Vista Alegre e Ponte do Dange, aos zalalianos. 
O 10 de Dezembro era, coincidentemente, dia do 18º. aniversário do MPLA e, além das comemorações de Lisboa (de que aqui já falámos e de que hoje mostramos cartaz, retirado do Diário de Lisboa de faz hoje 39 anos), também Luanda se fazia em festa aos anos do movimento de Agostinho Neto.
Em Luanda «a situação está(va) calma» e ir-se-ia realizar uma emissão especial de rádio. Nos bairros populares, «serão projectados filmes sobre a luta da independência, conduzida pelo MPLA» e a JMPLA organizava uma exposição fotográfica. Para o dia 14, o sábado seguinte, estava prevista um comício no estádio de S. Paulo, com presença de António Jacinto, dirigente do MPLA.
O MPLA, fundado a 10 de Dezembro de 1956, resultou  da fusão do Partido da Luta Unida dos Africanos de Angola (PLUA) e do Partido Comunista de Angola, com outras organizações nacionalistas de menor expressão, nascidas os anos 50.
- QUARESMA. Manuel Quaresma da Silva, 1º. cabo 
apontador de morteiros, da 3ª. CCAV. 8423. Era de 
Cacia (Aveiro) e faleceu a 6 de Abril de 2004, vítima de doença.
Hoje o evocamos, 39 anos depois do dia em que também ele
abandonou Santa Isabel e chegou ao Quitexe. Faria 61 anos 
no próximo dia 13 de Dezembro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário