CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 14 de dezembro de 2013

1 887 - Adeus, adeus à fazenda Luísa Maria...

Ruínas da Fazenda Luísa Maria, em 2012. Viaturas militares nos anos 70 do século XX, na fazenda. Fotos de Carlos Craveiro, filho de antigo funcionário da fazenda, nos tempos dos Cavaleiros do Norte


Os Cavaleiros do Norte abandonaram a fazenda Luisa Maria, definitivamente, a 14 de Dezembro de 1974. Há 39 anos!!! Era um dos bastiões militares do Uíge, por onde passaram muitas dezenas de pelotões e milhares de militares. Foi um dos primeiros locais onde chegou o PELREC, lá por Junho ou Julho de 1974. O administrador da fazenda, ao tempo, era Eduardo Bento da Silva (foto), e o alferes Carlos Silva (o apelido é uma coincidência), recordou ao blogue que o seu pelotão (da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel) foi  dos «últimos de Luísa Maria».
«Tive o privilégio de privar, nesse mês, da hospitalidade do sr. Eduardo, da esposa e da filha, que julgo que se chamava Lai-Lai. Foram tempos inesquecíveis....», disse Carlos Silva. Outro testemunho chegado ao blogue é o de Eduardo Silva, neto de Eduardo Silva (o mesmo nome), sobre Luísa Maria, confirmando o nome de Lai-lai (Adelaide), sua tia. «Sou filho único do único rapaz que os meus avós tiveram, o filho do meio, Eduardo, como o pai e o avô», disse-nos dele, a 11 de Setembro de 2012, precisamente um ano depois da morte do avô.
Carlos Craveiro, filho de José Dias Craveiro, um empregado da fazenda, veio ao blogue, em finais de Novembro de 2012 (há pouco mais de um ano), dar conta que por lá cresceu até 1966, ano em que veio para Portugal, onde iniciou a escola primária. O pai, na sequência dos acontecimentos de 1975, posteriores à saída dos Cavaleiros do Norte, «teve de abandonar a fazenda, apressadamente, deixando para trás o que com tantos sacrifícios fez nascer».
É uma das histórias, uma das muitas histórias que estão por contar, das que fizeram a história de Portugal em Angola. 
O adeus à fazenda Luísa Maria, 
ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário