CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

1 897 - A véspera de Natal angolano de há 39 anos!

Natal do Quitexe, há precisamente 39 anos. Sentado de costas, à esquerda, o tenente Luz. Depois, de pé, Lajes e Soares, tenente Fernandes e furriel Reino, comandante Almeida e Brito, o soldado corneteiro, capitão Falcão, tapado pelo capitão Oliveira (de óculos). De frente, alferes Hermida (de bigode) e esposa, dra. Margarida Cruz e alferes Cruz e esposa do tenente Mora. Aqui, da esquerda, sargento ajudante Machado (de cigarro na mão), o neto e filha do capitão Oliveira, NN (de costas), a  esposa do capitão Oliveira e mais dois militares. Em baixo, Carpinteiro, NN, Rebelo, NN, alferes Ribeiro, um sapador (??), civil de cor, Messejana, Florêncio (de barbas) e o alferes Garcia

Há 39 anos, por esta hora da tarde de véspera de Natal de 1974, faziam-se esperas pela noite de consoada, a primeira que a esmagadora maioria de nós passava fora de casa, da neve e dos frios da Europa, dos miminhos das mamãs e famílias, namoradas e mulheres.
As mulheres dos oficiais, e outras - como a Irmã Maria Augusta Capela, da Missão, irmã do padre Albino! - capricharam na ementa e nenhum de nós deixou de saborear os pitéus e sabores tradicionais, de um pouco de tudo, das tradições do norte a sul gastronómico de Portugal. Foi uma noite inesquecível!
Hoje, e ontem, e anteontem, e antes de anteontem, a minha caixa de correio encheu-se de contactos, de Cavaleiros do Norte que vieram «rejuvenescer» os memoráveis tempos da nossa missão em terras do norte de Angola. Contactos electrónicos, de telemóvel, em mensagens. Não querendo esquecer nenhum, cito dois, pelas razões que verão.
1 - O BARBEIRO. 
Aurélio da Conceição Godinho Júnior, soldado atirador do PELREC, com especialidade de barbearia. Está hoje de luto, pela morte de um cunhado, falecido ao princípio da manhã,  vítima de doença cancerosa. Soltaram-se-lhe as lágrimas, quando hoje falámos. Grande abraço, Aurélio!! Solidário e amigo, de todos os Cavaleiros do Norte!
2 - O BEATO. 
José Maria Pedrosa Beato, 1º. cabo radiotelegrafista, da 2ª. CCAV. 8423. A recuperar de uma insuficiência renal crónica (hereditária) que o «atirou» dois meses para o hospital. Convalesce na sua casa de Valongo, do Porto! Força, Beato!!! Atira lá esse problema para a outra banda!
A todos os Cavaleiros do Norte, um bom Natal!
Tão feliz, ao menos, como o que vivemos há 39 anos. No Quitexe, em Aldeia Viçosa, Vista Alegre e Ponte do Dange!

Sem comentários:

Enviar um comentário