A entrada (porta d´armas) do aquartelamento de Aldeia Viçosa, Uíge angolano, onde esteve instalada da 2ª. CCAV. 8423 dos Cavaleiros do Norte |
O dia 21 de Outubro é de efemérides pouco agradáveis para os Cavaleiros do Norte: está associado a dois companheiros já falecidos, em anos diferentes: o alferes miliciano Meneses, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa (que hoje faria 65 anos), e do soldado Moreira, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Assassinado em Penafiel.
Manuel Meneses Alves apresentou-se em Aldeia Viçosa no mês de Fevereiro de 1975, transferido de uma Companhia de
O alferes Manuel Meneses Alves, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, faleceu de doença há 4 anos, em Leiria |
Notabilizou-se em Carmona, a 13 de Abril de 1975, «durante uma manifestação não autorizada superiormente» e na qual se verificou «confronto entre elementos de 2 movimentos emancipalistas, com uso de armas de fogo na via pública».
O alferes Meneses Alves «actuou de forma rápida, decidia e enérgica, não deixado dúvidas quanto à determinação do pequeno grupo que comandava, com o que conseguiu a detenção de dois dos elementos em confronto e ainda, de imediato, ter feito abortar a manifestação». O facto justificou louvor do comandante do BCAV. 8423.
Meneses Alves foi empresário do sector da alimentação e transformação de carnes, em Leiria, e ali faleceu (de doença grave) a 16 de Maio de 2013. Não sem que, antes (e por duas vezes), conhecendo o seu destino, organizasse encontros de despedida da família e dos amigos. Ver AQUI.
RIP!!!
A casa onde Agostinho Mendes Moreira foi assassinado a 21 de Outubro de 2009 |
O assassínio do
bruxo de Penafiel
Agostinho Mendes Moreira foi soldado atirador de Cavalaria de Zalala e regressou a Portugal o dia 9 de Setembro de 1975. À sua terra de Rio de Moinhos, em Penafiel.
Agostinho Moreira, o Bruxo de Rio Moínhos |
Ver AQUI e AQUI
Jorge Barreto |
Furriel Barreto, 66 anos
em Baguim do Monte!
O furriel enfermeiro Barreto, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, esta hoje em festa, dia 21 de Outubro de 2017: comemora 66 anos!
Jorge Manuel Mesquita Barreto é natural de Mira, na Bairrada do leitão e do bom espumante, mas, após a jornada africana do Uíge angolano, regressou a Portugal e trabalhou toda a vida civil (como enfermeiro) no Porto, radicando-se em Baguim do Monte, Gondomar. É um infaltável dos encontros dos «zalala´s». Para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário