O alferes Cruz (que vai ter alta) e o sargento enfermeiro Manuel Eira, que ontem festejou 74 anos em Vila Real, aqui com a esposa e em Mortágua (ano de 2015) |
A 27 de Outubro de 1974, o comandante do BCAV. 8423 reuniu em Carmona, no Comando do Sector do Uíge (CSU) e uma vez mais por razões de natureza operacional.
Em marcha estava o plano de desarmamento dos milícias, que não corria tanto bem assim, tão bem como o desejado, devido principalmente às
Furriel Machado e alferes Cruz, ambos milicianos e no Quitexe (1974) |
Alferes Cruz vai
voltar para casa!
O «mal de idade» que levou o alferes António Albano Cruz para o Hospital de Famalicão está a «falecer» e ele a revigorar. «Sentaram-me hoje num cadeirão, com colete, e já respiro gostoso ar fresco, neste dia solarengo», contou ele, ontem mesmo, via SMS.
O alferes Cruz, como se vê, não se deixou «abater» por essas minudências da coluna e, com elas para trás das costas, dá isto como certo: «Conto voltar para casa dentro de dias».
Pois que assim seja e nos mais próximos... dias!
O alferes António Albano Cruz, oficial miliciano mecânico do BCAV. 8423 (em 1974/75) e agora aposentado de 72 anos e residente em Santo Tirso, foi, recordemos, internado a 10 de Outubro de 2017, devido a problemas com a coluna, suspeitando-se então de um foco infeccioso. Tudo está a correr bem.
O (então) 2º. sargento enfermeiro Manuel Eira da 2ª. CCAV. 8423 |
O 2º. sargento Eira,
a 2ª.CCAV. 8423,
74 anos em Vila Real!
A meados de Março de 1975, chegou a Aldeia Viçosa o 2º. sargento Eira, enfermeiro, na altura com 31 para 32 anos. Fazia a terceira comissão africana, depois de ter estado em Moçambique, entre 1966 e 1968, no norte, zona de Niassa. Seguiu a tropa como voluntário e, em 1971, partiu para a primeira comissão em Angola.
A Angola voltou em 1975 e prosseguiu carreira militar, entrando tempo depois para a Escola Prática de Polícia, em Torres Novas. «Era um desejo antigo e por lá estive 20 anos, como agente, sempre na Escola...», contou-nos o agora aposentado e residente em Vila Real.
No princípio de 2013, foi alvo de uma operação à próstata e «correu bem, estou em boa recuperação...». Há três semanas voltou a ser intervencionado, desta feita ao coração. «Foi a segunda fez e reforçaram-me as artérias, correu tudo muito bem», disse-nos ele há momentos, quando falámos dos 74 anos que ontem (26 de Outubro de 2017) comemorou em família!
Parabéns a dobrar! Pela operação e pelos felizes 74 anos que vive em Vila Real!
Sem comentários:
Enviar um comentário