CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 2 de dezembro de 2017

3 962 - Tropas e destacamentos, o MFA em Portugal...

Cavaleiros do Norte de Zalala, já em Vista Alegre: furriel Queirós (atrás,
 de cabeça levantada e bigode), 1º. cabo Ferreira (de bigode e óculos),
furriel Barreto (de bigode), 1º .cabo Dorindo (encostado a Barreto e
também de bigode). E os outros, quem os identifica?
Grupo de Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423,  a de
Aldeia Viçosa. Todos identificados nos balões



O capitão José Paulo Falcão, enquan-
to comandante interino do BCAV. 8423, deslocou-se uma vez mais a Carmona a 2 de Dezembro de há 43 anos, para participar em mais uma reunião do Comando de Sector do Uíge (CSU).
Ao tempo, e como ontem aqui relatá-
mos, estava em marcha o programa de desactivação dos Grupos de Mesclagem do BCAV. 8423.
Marco e Caixarias, dois Cavaleiros
do Norte do PELREC
«Tornando-se necessário remover as dificuldades que as tropas da GN estavam criando aos comandos que serviam e na continuação da desactivação dos destacamentos, mercê da retracção do dispositivo, foi possível dispensar a prestação de serviço militar dos Grupos de Mesclagem», explica o livro «História da Unidade, de que nos socorremos, sublinhando que tal aconteceria «embora com algum esforços para as tropas metropolitanas».

Unidade do MFA e
sugestão da Guiné 
Diário de Lisboa de 2
de Dezembro de 1974


O dia 2 de Dezembro de 1974, uma segunda-feira, foi tempo de, através da imprensa escrita, sabermos notícias de Portugal: «Reforçada a unidade do MFA», titulava o Diário de Lisboa, reportando um plenário dos oficiais da Armada, que, entre outras questões e segundo o mesmo jornal, «tinha como objectivo a análise da situação política nos territórios em vias de descolonização imediata»Era o caso de Angola.
Outro título e precisamente sobre a descolonização: «A Guiné propõe relações preferenciais entre os países de língua portuguesa»A afirmação era de Luís Cabral, presidente do Conselho de Estado, na cerimónia de recepção das cartas credenciais do embaixador Sá Coutinho em Bissau.
«Falsa ameaça de bombas em dois Jumbos da TAP» foi outro título do jornal lisboeta da tarde, acrescentando, em subtítulo da 1ª. página, que «um dos aviões já deixou Las Palmas»
José Rocha

Condutor Rocha, 65
anos em VN de Gaia!

O condutor Rocha foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV.  8423, a de Zalala, está hoje em festa: comemora 65 anos.
José Alves da Rocha regressou a Portugal a 9 de Setembro de 1975, depois de concluída a comissão de serviço em Angola, e fixou-se em Vila Chã, a fregue-
sia de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia. Por lá fez vida e para lá vai o nosso abraço de felicitações, nesta feliz data da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário