Furriéis Floro, Belo, Fernandes e Ricardo |
Aos 13 dias de Dezembro de 1974, uma sexta-feira, soube-se pelas bandas do Quitexe que, afinal, a Cimeira entre os 3 movimentos de libertação e representantes do Governo Português «não se realizará antes do Natal, como Portugal teria proposto».
Um dos movimentos (não sabemos qual deles) pedira o adiamento pelo que, segundo uma
Notícia do Diário de Lisboa sobre a Cimeira de Angola |
Os Açores, em ilha não indicada, continuavam como local da Cimeira que, entre outras questões, iria definir «a criação de um Governo Transitório de coligação, integração das forças armadas de libertação num só exército e marcação da data de independência do Estado de Angola».
Sabemos hoje que acabou por se realizar no Alvor, no Algarve, iniciando-se a 10 de Janeiro de 1975.
Furriéis Matos, Guedes e Melo (em cima), Letras, Gomes e Cruz, da 2ª. CCAV. 8423 |
Cavaleiros do Norte
em Santa Margarida
A 11 de Dezembro de 1973, apresentaram-se no RC4, em Santa Margarida, outros futuros Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, todos furriéis atiradores de Cavalaria e rodando do Regimento de Cavalaria 6 (RC6), de Braga, e «por terem sido nomeados para servir no ultramar».
- 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala: João Manuel Belém Baldy Pereira e Fernando Manuel Mota Viana.
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: José Maria Freitas Ferreira, José Manuel Cerqueira da Costa, José da Silva Gomes, António Oliveira Cruz e Mário Augusto da Silva Matos.
- 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel: Belmiro da Silva Ribeiro, Alcides da Silva da Fonseca Ricardo, José Fernando da Costa Carvalho e Graciano Correia da Silva.
Manuel Quaresma da Silva da 3ª. CCAV. 8423 |
Quaresma, 1º. cabo de Santa
Isabel, faria 65 anos !
O 1º. cabo Quaresma, apontador de morteiros da 3ª. Companhia do BCAV. 8423, a de Santa Isabel, faria hoje 65 anos. Faleceu a 6 de Abril de 2004, em Cacia (Aveiro).
Manuel Quaresma da Silva partiu para Angola a 5 de Junho de 1974 e de lá regressou a 11 de Setembro de 1975, voltando a sua terra natal. Foi mais um Cavaleiro de Norte que resistiu à guerra e dela regressou são e salvo, mas foi impotente para a doença no estômago que lhe minou o corpo. Faleceu com 52 anos, deixando viúva e filhos.
Quase vizinho, não o conheci nem dele soube nos 15 meses que comungámos em Angola. Antes e depois do serviço militar, morámos em localidades separadas por menos de 20 quilómetros, mas nunca os nossos destinos se cruzaram. Um dia nos encontraremos. Até lá! RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário