CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 31 de dezembro de 2017

3 991 - A noite quitexana de passagem de ano de 1974 para 1975...

Quitexe, na passagem de ano de 1974 para 1975, furriéis milicianos na en-
trada da messe e bar de sargentos: Ribeiro e Fernandes (de mãos dadas),
Viegas, Belo, Grenha Lopes (encoberto). Costa (morteiros) e Flora. À
frente, Rabiço (cigarro na mão), Graciano e Abrantes (de cachimbo)

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa:
alferes Machado (atrás) e furriéis Melo, Guedes e Letras
 - que amanhã, dia 1 de Janeiro de 2018, festeja 68 anos!
Em baixo, a avenida, final da S. Silvestre do Quitexe

O tempo voou!!! Há precisamente 43 anos, jornadeavam os Cavaleiros do Norte pelo Uíge angolano e aconteceu a passagem de ano de 1974 para 1975. Por mim, estava de serviço mas isso não me inibiu de a festejar...!!!
As formalidades de sargento de dia, com as habituais formaturas, rondas e ran-
cho melhorado ao almoço e jantar, pas-saram-se em ambiente divertido e feliz - ainda que saudoso e... nostálgico!...  - e serenamente, na paz dos anjos! Por mim, combinado com o Neto e supor-
tando ambos os custos, tínhamos
arranjado umas grades de cerveja no Grácio e, postas no frio da cozinha da messe de sargentos, foram para o PELREC. Fresquinhas, ao almoço e ao jantar. E, nessa noite, «exigimos» do capitão Oliveira (comandante da CCS) que cumprisse as NEP que sempre nos atirava à cara. Na prática, teve de nos arranjar bagaço e as minudências a que tinha direito o pessoal de reforço, nos postos de sentinela, durante a noite, e que distribuímos durante as rondas. Já o mesmo tinha acontecido na noite de Natal, então a «benesse» entendida como por ser nessa noite especial. 
A foto dessa noite mostra um grupo naturalmente bem disposto, aquartelando as suas saudades da terra, família e amigos, mas «naufragando-as» em bebidas bem bebidas pela noite adentro. Dessa noite e sem conseguir recordar o nome, lembro-me de encontrar, perto do Topete, um soldado já bem entrado e a cair das pernas. Coisa que imediatamente teria de ser «remediada», pois a tropa não podia andar a fazer aquelas (tristes) figuras na rua. Foi o António, soldado do PELREC e meu companheiro nessa noite de rondas, quem o carrregou às costas, para a caserna.
O 1975 nasceu comigo a conversar, na frente da messe de oficiais - quero crer que com o alferes Pedrosa, nesse dia/noite de oficial de dia. Era da 3ª. CCAV., a de Santa Isabel. Logo a seguir, tínhamos de ir ligar o gerador. A noite foi calmíssima.

Corrida de S. Silvestre
ganha pelo Spínola !

A noite quitexana teve corrida de S. Silvestre, «animada» por uma assumida «falcatrua» do 1º. cabo Coelho, o Buraquinho, que, transportando-se na ambulância de apoio, dela desceu à entrada da vila e cortou a meta em primeiro ligar. Mas foi brincadeira.
O vencedor, de verdade, foi o Jorge Grácio, por láimortalizado como Spínola (foto ao lado) - que galgou a distância entre o quartel da OPVDCA/PSPA (na saída para Carmona) e o Quitexe, sempre na Estrada do Café e cortando no bar do Rocha para a avenida, sempre com com iluminação assegurada por faróis de viaturas militares.
O Spínola viria a falecer a 2 de Julho de 1975, vítima de um acidente de viação na curva a seguir à Fazenda Pumbaloge, na estrada do Café, para Carmona. Era natural do Casal das Raposas, em Vieira de Leiria (Marinha Grande). RIP!!!

Anos dos «Rangers»
Letras e bis do Reino !


O furriel miliciano Letras festeja 65 anos a 1 de Janeiro de 2018. O Reino bisa o mesmo aniversário! Ambos de Operaçõess Especiais - os Rangers!
Armindo Henriques Reino  (na foto de baixo), da 3ª. CCAV.8423 (a de Santa Isabel), nasceu a 28 de Dezembro de 1951, mas apenas registado como tendo vindo ao mundo a 1 de Janeiro de 1952 - em Aldeia do Bispo, no Sabugal. Fez carreira profissional
na GNR, de que está aposentado, e de novo voltou ao Sabugal, para onde vai o nosso abraço de parabéns.
António Carlos Dias Letras (foto de cima), Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, nasceu na Barragem da Venda Nova, em Montalegre, no Alto Trás-os-Montes e a 1 de Janeiro de 1952, quando os pais, alentejanos de nascença e paixão, por lá mourejavam a vida - ele, como trabalhador na construção da barragem. Aposentado da área empresarial do mobiliário metá-
lico e dedicado à pesca desportiva, o Letras reside na cidade de Palmela, para onde vão os nossos parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário