CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

3 978 - Cimeira angolana sem data e local; Cavaleiros nas calmas uíjanas...

Cavaleiros do Norte da CCS, no Quitexe. Trio de trás: 1º. cabo Gomes (à civil),
NN e Soares. Trio sentado: Zambujo, 1º. cabo Salgueiro e Costa. À frente, 1º.
 cabo Mendes, NN, Wilson e 1ºs. cabos Coelho (Buraquinho) e Luís Oliveira -
 que dia 19 de de Dezembro de 2017 faz 65 anos em Vila Real

Daniel Chipenda de Holden Roberto



Aos 17 dias de Dezembro de 1974, o vice-almi-
rante António Rosa Coutinho afirmou em Luan-
da que «o local e a data da Cimeira entre o Go-
verno Português e os movimentos angolanos não estão ainda fixados».
O Alto-Comissário português falava num pro-grama de rádio das Forças Armadas Portugue-
sas e acrescentou que a operação de juntar (para a Cimeira) os dirigentes de MPLA, FNLA e UNITA dispersos por vários países e com os quais naturalmente «não é fácil realizar realizar contactos, é uma operação que exige certa demora».
Ao tempo, questão muito actual era a expulsão de Daniel Chipenda do MPLA.  A sua delegação em Luanda, sobre a decisão do movimento de Agostinho Neto apelidou-a de «ditadorial e contrária aos estatutos do partido».
O presidente da UNITA, Jonas Savimbi, por seu lado e relativamente a Daniel Chipenda, considerou-o «um bom amigo». Falava na cidade do Luso, depois de negociações com Agostinho Neto, em Lusaka, e salientou que tanto ele (Savimbi) como Holden Roberto, presidente da FNLA, queriam que «as facções do MPLA participem na Cimeira».
Mercado de Café em Carmona (net)

Cavaleiros do Norte
em calmo Uíge !

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, por es-
se tempo e pelo Uíge angolano, continuavam a sua jornada africana, agora bem mais tranquila e despreocupada que nos primeiros meses. Já não se realizavam operações na mata.
Sucediam-se eram os patrulhamentos na Estrada do Café e muitas escoltas às fazendas (protegendo os seus transportes de pessoal e de mercadorias para e da cidade de Carmona, ou vila do Quitexe) e sanzalas da zona - neste caso, muitas vezes acompanhando visitas do médico militar, que lá ia dar consultas e distribuir medicamentos à população.

Cinema para as
gentes do Uíge!

A 18 de Dezembro de 1974, há precisamente 43 anos, ter-
minou o ciclo de projecções de cinema para as subuni-
dades dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e povo uíjano da sua zona de acção.
A iniciativa estava integrada no programa de actividades do Gabinete de Ac-
ção Psicológica (GAP) do BCAV. 8423 e começara a 4 de Dezembro (imediata-
mente anterior). Enchia, sempre, a sala do Clube do Quitexe.
O livro «História da Unidade» refere que «foi projectado em todas as unidades e também para as populações civis do Quitexe». Se a memória não falha, foi exibido o filme «Eusébio - A Pantera Negra», realizado por Juan de Orduña, em 1973, e que relata(va) a vida deste famosíssimo jogador de futebol.
Notícia do Diário de Lisboa de 18 de Dezembro
de 1974 sobre o encontro Neto/R. Coutinho

Rosa Coutinho
e Neto no Luso

A 18 de Dezembro de 1974, uma quarta-feira, encontraram-se no Luso o Alto-Comissário Rosa Coutinho e Agostinho Neto, presidente do MPLA.
Admitia-se também que reunisse com dirigentes da UNITA, e  nomeadamente com o presidente Jonas Savimbi, antecipando um encontro a três. «Pensa-se que existam fortes possibilidades de isso acontecer», reportava o Diário de Lisboa desse dia.
O encontro entre os presidentes dos dois presidente (Agostinho Neto e Jonas Savimbi) «criaria, pelo menos teoricamente, a frente comum que durante os passados meses tem sido afincadamente procurada pelos três movimentos de libertação», reportava o Diário de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário