CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 4 de fevereiro de 2018

4 026 - A morte do «Ranger» Zacarias, companheiro de Cavaleiros do Norte!


Zacarias do Rosário Ramos
A notícia chegou e forma de notícia de jornal: morreu o Zacarias! Zacarias do Rosário Ramos, que foi companheiro do vários Cavaleiros do Norte no exigente curso de Operações Especiais, os Rangers, em Lamego, no ido tempo de 1973.
O Zacarias concluiu o curso a 29 de Setembro, iniciado a 16 de Julho de 1973, com a média final de 13,40. Foi um dos es-
colhidos para instrutores do curso seguinte, com os também futuros furriéis milicianos Monteiro, Viegas e Neto - que viriam a ser Cavaleiros do Norte do PELREC da CCS. Nessa qualidade, foi vítima de um acidente,
A notícia da morte de Zacarias R. Ramos
no Diário de Aveiro de hoje (04/02/2018)
quando exemplificava o exercício de slide.
Falei com ele há cinco anos e lembrámos o acidente. «O eixo da roldana partiu-se e caí de uma altura de cerca de 30 metros», recordou o Zacarias, evocando a «sorte de ter caído num charco» do rio Balsemão, que lhe «amorteceu» a queda e certamente lhe salvou a vida.
O corpo do Zacarias, em queda vertical, projectou-se na diagonal contra o rio, entre dois pedregulhos bem afiados, que lhes «assinariam» a morte - caso sobre um deles se tivesse caído. Caiu de pés e ainda de pés galgou o charco de lama, subiu a margem, sempre em passo de corrida, até que caiu, ferido.
«Ainda hoje acredito na santa que me lembrou naquele rápido momento!...», disse-me o Zacarias, que foi transportado para o Hospitalar Militar do Porto e com isso «adiou» (de vez) a sua partida para a Guiné, para onde estava mobi-
lizado. Lembro-me bem desse dia, pois fui chamado a substituí-lo na demons-
tração do exercício, com toda a carga emocional que no momento se vivia. Esteve 7 meses internado, com rachadelas na cabeça e um braço deslocado, além de outros ferimentos, mais ligeiros.
Slide nos Rangers de Lamego (net)
«Ainda hoje tenho as marcas», recordou o Zacarias, quando falámos e dando conta que não chegou a ir para a Guiné, acabando o serviço militar em Setembro de 1975, em Estremoz, na sua unidade mobilizadora.

Uma vida na CP,
uma doença letal!

Regressado à vida civil, Zacarias Rosário Ramos continuou a viver em Ovar (S. João) e fez vida profis-
sional nas oficinas da CP desta cidade.
Quando nos falámos, já estava reformado há alguns anos (pelo menos desde 2013) e  acordamos encontrarmos «um dia destes...» - que infelizmente nunca aconteceu. Iria eu a Ovar, viria ele a Águeda. Fomos adiando, adiando... e não concretizámos o abraço de saudade e memória dos nossos tempos de Lamego, de há quase 43 anos.
Há pouco mais de um ano, foi-lhe diagnosticada doença letal, nos pulmões - que se alastrou a órgãos vitais. Faleceu ontem e o funeral foi ao meio dia de hoje. Deixa viúva Maria de Fátima Gomes Ferreira Ramos e era pai de Ricardo José e Cristiana Sofia Ferreira Ramos, sogro de Liliana Sofia Marques Ramos.
Companheiros de Zacarias, em Lamego, foram os Cavaleiros do Norte António Garcia, Mário Sousa, João Machado e Augusto Rodrigues (alferes milicianos) e Monteiro, Viegas e Neto (CCS), Pinto (1ª. CCAV.), Letras (2ª. CCAV.) e, como instruendo, o Reino (3ª. CCAV.), todos furriéis milicianos.
Até um destes dias, amigo Zacarias. RIP!!!
Afonso Henriques


Afonso Henriques, sapador,
66 anos em Mortágua !

Afonso Henriques, soldado sapador da CCS do BCAV. 8423, festeja 66 anos a 4 de Fevereiro de 2018, em Mortágua.
Afonso Henriques de Sousa foi Cavaleiro do Norte do Quitexe e Carmona, no pelotão do alferes miliciano Jaime Ribeiro e dos fur-
riéis  milicianos Luís Mosteias, Cândido Pires e Joaquim Fari-
nhas. Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, no final da comis-
são angolana e ao seu natal Freixo, em Mortágua - onde ainda agora reside. Fez parte da Junta de Freguesia de Mortágua durante vários mandatos, traba-
lhou na Câmara Municipal mortaguense e foi o organizador do encontro da CCS em 2015. Parabéns! E mais e bons anos venham!
- A queda do Zacarias, no slide, 
de 30 metros de altura. - Ver AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário