CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 17 de fevereiro de 2018

4 039 - Cavaleiros à espera do futuro, em terras uíjanas de Angola!

Cavaleiros do Norte em Aldeia Viçosa: capitão José Manuel Cruz (comandan-
 te da 2ª. CCAV.), tenente-coronel Almeida e Brito (comandante do BCAV. 8423),
 alferes João Machado e Jorge Capela e furriel José Fernando Melo


O capitão António Oliveira, comandante da CCS, e os
 alferes milicianos António Cruz, Jaime Ribeiro e
António Garcia, nos arredores do Quitexe

Uíge, vila do Quitexe, as 17 dias de Fevereiro de 1975. Chegam notícias sobre a situação política angolana e a intenção de UNITA de «não pôr objecções à adesão do grupo de Daniel Chipenda à UNITA ou à FNLA».
A declaração foi proferida em Cabinda, por Miguel Nzau Puna, secretário-geral do movimento de Jonas Savimbi, dias depois de militares da Revolta do Leste (de Chipenda) terem sido expulsos das suas instalações em Luanda, por forças
Capitão JP Fernandes,
Cmdt. da 3ª. CCAV
Capitão Castro Dias,
Cmdt. da 1ª. CCAV.
do MPLA.
Os Cavaleiros do Norte, por essa altura, continuavam expectantes quanto ao seu futuro próximo, mantendo-se, de acordo com o livro «História da Unidade», a possibilidade de «ter responsabilidades de actuação em Luanda ou em Carmona».
Ao tempo, recordemos, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam por terras uíjanas, desde os primeiros dias de Junho de 1974, e  estavam aquartelados na vila do Quitexe (a CCS do capitão António Martins de Oliveira, do SGE, e a 3ª. CCAV. do capitão miliciano José Paulo Oliveira Fernandes), em Aldeia Viçosa (a 2ª. CCAV., do capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz) e Vista Alegre e Ponte do Dange (a 1ª. CCAV. do capitão Davide de Oliveira Castro Dias).

Manuel Oliveira,
cozinheiro da 2ª.
CCAV. 8423

Oliveira de Zalala, 66
anos em Penafiel !

O Oliveira, cozinheiro da 2ª. CCAV. 8423, dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, está amanhã em festa, dia 18 de Fevereiro de 2018: comemora 66 anos.
Manuel Joaquim Martins de Oliveira regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da comissão em Angola dos coman-
dados do capitão miliciano José Manuel Cruz, e fixou-se no lugar de Serra, da freguesia de Canelas, concelho de Penafiel - a sua terra natal. Ainda lá vive, depois de carreira profissional como motorista de longo curso e de um AVC, em 2000. A saúde levou-o à reforma antecipada, em 2001, e é parti-
cipante habitual dos encontros dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423.
Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário