Fazenda Santa Isabel, onde esteve aquartelada a 3ª. CCAV. 8423, entre 11 de Junho e 10 de Dezembro de 1974 |
Os dias de Fevereiro de 1975, há 43 anos!..., iam passando sem grandes alterações na rotina diária dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423: serviços internos, curtos patrulhamentos e escoltas.
Mais agitados iam por Luanda, onde onde forças da Revolta do Leste (a Facção Chipenda) e do MPLA se envolveram em tiroteio - quando estas se aproximaram da
Daniel Chipenda |
«Forças militares mistas, constituídas pelo Exército
Português e forças do MPLA, da FNLA e da UNITA, continuam a ocupar as instalações do Grupo Chipen-
da», relatava o Diário de Lisboa de 15 de Fevereiro de 1975, um sábado de há precisamente 43 anos.
Ignorava-se o paradeiro de Chipenda e admitia-se que «teria já abandonado Angola». Por outro lado, forças da FNLA e UNITA guardam o Hospital de S. Paulo, onde se encontra os feridos, entre os quais sete partidários de Chipenda».
Daniel Chipenda tinha entrado dois meses antes pela fronteira leste, com cerca de 3000 homens armados, e os seus partidários ocupavam várias instalações em Luanda. Um informador militar português, entretanto e segundo o Diário de Lisboa, «desmentiu notícias postas a circular em Luanda, de que as forças de Chipenda teriam atacado um hospital do MPLA no Luso».
João Lino em 1974/75 |
Atirador João Lino faria
66 anos. Faleceu há 34!
O soldado João Lino Oliveira da Silva, da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, faria 66 anos amanhã, dia 16 de Fevereiro de 2018. Faleceu há 34 anos.
Atirador de Cavalaria dos Cavaleiros do Norte de Santa Isabel, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975. Fixou-se em Casais dos Arciprestes, em Alcanhões, freguesia de S. Vicente do Paul (Santarém).
Morava em Torre do Bispo quando, casado havia apenas 3 meses, foi atropelado por um camião num cruzamento da estrada de Santarém para Rio Maior, em S. Pedro (Portela das Padeiras).
O João Lino tinha trabalhado na Ipetex (empresa de tubos PVC) e tinha, como mecânico, uma oficina de motorizadas.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
O alferes Sampaio e o 1º. cabo José Leal |
Leal, enfermeiro, 66
anos em VN de Gaia!
O 1º. cabo enfermeiro Leal, da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Zalala, está em festa a 16 de Feverei-
ro de 2018: faz 66 anos!
José Manuel do Carmo Leal integrou o 3º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano Pedro Rosa - com os também milicianos furriéis Pinto, Velez e Aldeagas. Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a S. Mamede de Infesta, em Matosinhos.
Lá vive e para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário