CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

4 353 - Comandante do BCAV. 8423 no Comando de Sector do Uíge!

Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, todos furriéis milicianos. António Flora
 (atirador), Agostinho Belo (vagomestre), António da Costa Fernandes (atirador, que amanhã festeja 67 anos
em Braga) e Alcides Ricardo (atirador). Gente do alto!
Os furriéis milicianos Fernandes e Viegas na Estrada do
Café  (a Rua de Cima) da vila do Quitexe e em 1975

O dia 18 de Janeiro de 1975 foi tempo, uma vez mais, de o comandante do BCAV. 8423, se deslocar a Carmona, onde reuniu no BC12 com os comandantes das outras unidades operacionais do Comando do Sector do Uíge (CSU).
O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito (é dele de quem falamos, comandante dos Cavaleiros do Norte) como habitualmente, fez-se acompanhar do oficial adjunto e de operações (o capitão José Paulo Falcão) e naturalmente que, em ponto de agenda de trabalhos, esteve a consequência imediata da Cimeira do Alvor - que, recordemos, foi a de acordo do Governo de Portugal com os três movimentos de libertação, com vista à independência de Angola. então marcada para 11 de Novembro desse já distante ano de 1975.
«Em reflexo desses resultados, começou a ser murmurada uma nova remode-
lação de dispositivo, na qual o BCAV. 8423 iria sediar-se em Carmona», lê-se no livro «História da Unidade», o BCAV. 8423, que citamos. Na verdade, tal se começaria a verificar a 2 de Março, quando a CCS rodou do Quitexe para a ci-
dade de Carmona e para o BC12, na saída para o Songo.
Os furriéis milicianos António
da Costa Fernandes e José
 Querido, Cavaleiros do
Norte da 3ª. CCAV. 8423

Fernandes, furriel de Santa Isabel,
67 anos em Lomar de Braga!

O furriel miliciano Fernandes, da 3ª. CCAV 8423, a de Santa Isabel, festeja 67 anos a 19 de Janeiro de 2019.
António da Costa Fernandes foi atirador de Cavalaria de especialidade e, na sua jornada africana do Uíge ango-
lano, passou também pelo Quitexe (sede do BCAV. 8423) e Carmona, antes de, a 11 de Setembro de 1975, regressar à sua natal terra de Lomar, nos arredores de Braga, no final da sua (e nossa) comissão militar.
Profissionalmente, fez carreira como professor e, já aposentado, lá mora nos prazeres de quem sabe que, na vida, foi cidadão exemplar. Parabéns! 
Damião Viana

Damião, 1º cabo do CCS,
67 anos em Fânzeres !

O 1º. cabo Damião Viana, escriturário da CCS, festeja 67 anos a 19 de Janeiro de 2019, na sua terra natal de Fânzeres, em Gondomar.
Damião Augusto das Neves Viana trabalhou na secretaria do co-
mando do BCAV. 8423 e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975. E na sua terra natal se fixou e por lá fez vida profissional e familiar, pai de um casal. A saúde vai levá-lo, na próxima terça-feira, 22 de Janeiro de 2019, a uma intervenção cirúrgica à bexiga, no Hospital de Santo António, no Porto. Que tudo corra bem! Parabéns pela bonita idade que vai festejar!
Florinda Rosa, a
mãe de Buraquinho

Coelho, 1º. cabo Buraquinho,
de luto pela morte da mãe!

O 1º. cabo Alfredo Coelho, o Buraquinho, está de luto pelo falecimento da mãe, ao final do dia 17 de Janeiro de 2019 - dia em que ele festejou 67 anos.
Florinda Rosa Ferreira Pereira tinha 90 anos e deixa viúvo Antó-
nio Pereira Coelho, sacristão da Paróquia de Custóias, em Mato-
sinhos. O casal teve 8 filhos e a matriarca faleceu de doença - ao fim do dia em que Buraquinho fazia 67 anos. O funeral (e as respectivas cerimónias litúrgi-
cas) está marcado para as 11,30 horas de amanhã, sábado, dia 19 de Janeiro de 2019, em Custóias, da capela mortuária da Igreja e para o cemitério local.
Ao Alfredo Coelho, o Buraquinho, companheiro da nossa jornada africana de Angola, mandamos o nosso abraço solidário. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário