CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 19 de janeiro de 2019

4 354 - Cavaleiros do Norte a «beber» a expectativa descolonizadora

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, em imagem bem recente (de Setembro de 2018) e civil
mas todos milicianos: furriéis  Manuel Pinto, Victor Velez, João Dias e José Louro, capitão Castro Dias
e furriéis Victor Costa e Mota Viana
Cavaleiros do Norte da CCS, todos do PELREC: furriel
 miliciano Neto, Madaleno, NN e 1º. cabo Ezequiel Silvestre,
que amanhã festeja 67 anos na Sobreda de Almada

As notícias que de Luanda e Lisboa chegavam ao Uíge, sobre a evolução do processo de descolonização de Angola, animavam o espírito dos jovens Cavaleiros do Norte, que por lá jornadeavam no Quitexe, em Aldeia Viçosa e Vista Alegre e expectando já a rotação para Carmona.
Resultados,
classificação
e mais jogos
O dia de há 44 anos, um domingo, foi tempo para muitos deles assistirem à s cerimónias religiosas católcas da Igreja da Santa Mãe de Deus do Quitexe, onde misssionava o padre Albino Capela e, além dos serviços de ordem, tempo também para ouvir os relatos de futebol do campeonato português.
O campeonato nacional da 1ª. divisão ia na sua 18ª. jornada, os jogos eram todos às 15 horas e chegavam ao Quitexe através da Onda Curta da Emissora Nacional - a actual RDP. E os relatos eram religiosamente escutados. 
O Benfica, com 29 pontos, passou a comandar a prova, depois de, nesse mesmo domingo de há 44 anos ter ido vencer tangencialmente (1-0) a Olhão e beneficiando da derrota (1-2) do FC do Porto (28) no campo do Sporting (26).
Ez. Silvestre

Ezequeiel, 1º cabo da CCS,
67 anos na Sobreda de Almada

O 1º. cabo Ezequiel Maria Silvestre, da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, festeja 67 anos a 20 de Janeiro de 2019.
Atirador de Cavalaria de especialidade e integrando o PELREC, comandado pelo alferes miliciano António Garcia, jornadeou pelo Quitexe e por Carmona (no BC12), regressando a Portugal no dia 8 de Setem-
bro de 1975, fixando-se no Laranjeiro - no outro lado do Tejo e onde já morava.
Actualmente e já aposentado, reside no Vale de Figueira, da Sobreda, no muni-
cípio de Almada,  para onde vai o nosso abraço de parabéns! 


Sem comentários:

Enviar um comentário