CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

4 363 - Comandante no Sector do Uíge, para contactos operacionais!

Praça central de Carmona. À esquerda, o edifício da Zona Militar Norte (ZMN) e Comando do Sector
do Uíge (CSU) no tempo da administração portuguesa e que agora é espaço das Forças Armadas de
Angola. Aqui esteve comandante Almeida e Brito, há precisamente 44 anos!
O comandante Almeida e  Brito e o capitão José
 Paulo Falcão, em 1995, no encontro de Águeda
BCAV. 8423

O dia 28 de Janeiro de 1975, há 44 anos e pelas bandas do Uíge angolano, foi tempo de mais uma deslo-
cação do comandan-
te Carlos Almeida e Brito ao Comando do Sector do Uíge (CSU), em Carmona.
O tenente-coronel Almeida e Brito lide-
rava os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e foi participar em mais uma reunião de comandantes das Unidades aquarteladas no distrito/província do Uíge e para «estabelecimento de contactos operacionais».
Ao tempo, vale a pena recordar, faziam-se  vésperas da tomada de posse do Governo de Transição de Angola e cada vez mais se falava de uma, mais uma rotação do dispositivo dos combatentes aquartelados no Quitexe, em Aldeia Viçosa e Vista Alegre/Ponte do Dange. 
O comandante Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, como habitual-
mente, fazia-se «acompanhar pelo oficial adjunto» do BCAV. 8423, que era o capitão José Paulo Montenegro Mendonça Falcão, do SGE e também oficial de operações.

FNLA libertou
António Cardoso

O dia foi também o da soltura do jornalista António Cardoso, da Emissora Oficial de Angola (EOA), que tinha sido detido pela FNLA, alegadamente por não ter difundido um, comunicado deste movimento, que teria sido por ele «considerado insultuoso para o Governo de Provisório».
«António Cardoso, muito combalido, foi entregue pela FNLA ao Comando da Região Militar de Angola», noticiou o Diário de Lisboa desse dia.
Os trabalhadores da EOA tinha reagido à sua prisão e aprontavam-se para não fazer a cobertura da chegada de Jonas Savimbi, presidente da UNITA, a Nova Lisboa, onde, de acordo com o mesmo Diário de Lisboa, «foi ontem ovaciona-
do por uma enorme multidão, que alguns jornalistas calculam em meio milhão de pessoas». Ontem, que foi o dia 27 de Janeiro de 1975.
Licínio Jordão

Jordão de Aldeia Viçosa, 66
anos em Marinha das Ondas

O 1º. cabo Licínio da Silva Jordão, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 66 anos a 29 de Janeiro de 2019.
Apontador de metralhadoras, de especialidade militar, e voluntário do Exército Português, foi Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, depois de Carmona, e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se no lugar de Cipreste, freguesia de Louriçal, no concelho de Pombal. Mora agora em Marinha das Ondas, na Figueira da Foz, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Soares de Zalala
faria 67 anos!

Américo da Rocha Soares, soldado atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, faria 67 anos a 29 de Janeiro de 2004. Faleceu em 2004.
Cavaleiro do Norte de Zalala, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, e radi-
cou-se em Gilão de Cima, povoação da freguesia de Cabeça Santo, do conce-
lho de Penafiel. Sabemos, por indicação do furriel miliciano João Dias (de TRMS), que faleceu em 2004, em data indeterminada e motivo desconhecido, aos 52 anos, e hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário