CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

4 356 - Cavaleiros do Norte do 8423 no festival MFA em Carmona!

Cavaleiros do Norte do PELREC. De pé 1, cabo Almeida, Messejana, Neves, 1º. cabo Soares, Florêncio,
 Botelho, Marcos, 1º. cabo Pinto, Caixarias e 1º. cabo Florindo (enfermeiro). Em baixo, 1º. cabo Vicente
 (que faleceu há 22 anos, de doença e em Vila Moreira), furriel Viegas, Francisco, Leal, 1ºs. cabos Oliveira
(TRMS) e Hipólito, Aurélio (Barbeiro), Madaleno e furriel Neto

Capitão José Paulo Fernandes, comandante da 3ª. CCAV.
8423, a de Santa Isabel, e um dos artistas militares do
espectáculo do MFA/Angola, no Recreativo do Uíge, em
Carmona e a 21 de Janeiro de 1975. Há 44 anos!

O MFA/Angola organizou, a 21 de Janeiro de 1975, em Carmona e no pavilhão do Clube Recreativo do Uíge, um espectáculo cultural destinado aos militares de todas as unidades do Comando do Sector. E lá esteve, também, gente do Batalhão de Cavalaria 8423. 
A memória confunde-me, já lá vão 44 anos: não estou certo de como, neste espectáculo, participaram militares do batalhão ao tempo ainda sediado no Quitexe (os Cavaleiros do Norte) - sendo seguro que, neste ou outro, houve parti-
O pavilhão do Clube Recreativo do Uíge, onde,
há 44 anos, decorreu o espectáculo do MFA
cipação de vários. O que não me escapa é a segurança para dizer que um dos participantes mais activos era o então capitão miliciano José Paulo Fernandes, comandante da 3ª. Companhia. 
Arrisco a dizer que cantava e tocava viola e formou um grupo musical que entusiasmou, literalmente, toda a assistência militar e, muito em particular a comunidade civil que assistia também. Alguém pode confirmar, ou esclarecer isto? A acção psicológica, como se vê, ultrapassava as fronteiras dos quartéis e assumia-se como meio de aproximação entre as forças armadas e os civis. Nesse sentido, e já com o BCAV. 8423 em Carmona, se realizaram torneios desportivos neste pavilhão. E ficou por reali-
zar, o sarau cultural e recreativo que estava marcado para 31 de Maio - o sába-do que foi véspera dos incidentes que encheram a cidade de fogo e sangue.  
Jorge Vicente, 1º
cabo em 1975
O furriel Viegas e o 1º.
cabo Vicente em 1975

Vicente, 1º. cabo do PELREC
faleceu há 22 anos !


O 1º. cabo Vicente, da CCS dos Cavaleiros do  Norte do BCAV. 8423, faleceu há 22 anos - no dia 21 de Janeiro de 1997.

Jorge Luís Domingos Vicente foi atirador de Cavalaria do PELREC, comandado pelo alferes António Garcia, com os furriéis Monteiro, Viegas e Neto, e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 - no final da sua (e nossa) jornada africana do Uíge angola-
no. Fixou-se em Vila Moreira, no concelho de Alcanena, de onde era natural.
Doença de natureza oncológica levou a que, depois de doloroso sofrimento, falecesse aos 44 anos. Hoje aqui o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário