CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 31 de agosto de 2019

4 798 - A evacuação do «zalala» Rogério Raposo de Luanda para Lisboa !

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. De pé, António Henriques Nunes Lago e Rogério
 Raposo - que há 44 anos foi evacuado de Luanda para Lisboa. Em baixo, Fernando Coelho, 1ºs. ca
bos
Hélio Cunha e Ângelo Lourenço, José Aires e Carlos Costa (Carlitos)


Quarteto de Zalala´s em momento de descanso:
Fernando Coelho, Rogério Raposo, José
 Aires e 1º. cabo Carlos Ferreira


O soldado Rogério Silvestre Raposo, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, foi evacuado para Luanda a 31 de Agosto de 1974, devido a problemas de saúde.
«Tive problemas na pele, depois do rebentamento de um granada, ainda em Carmona», recordou este Cavaleiro do Norte especialista de transmissões (era rádio-telegrafista), especificando que da capital do Uíge foi evacuado pela o Hospital Militar de Luanda e desta para o de Lisboa - onde chegou a 1 de Setembro de 1985. Há precisamente 44 anos.
O Rogério Raposo, tempos depois (nos anos 90 do século XX) voltou a Angola e por lá fez vida profissional durante muitos anos, regressando em 2015. Trabalhava no sector das madeiras e recordou-nos que «uma vez, fui a Zalala, em serviço, mas nada estava igual».
«Foi uma dor ver o que vimos e lembrando-nos do que era a Fazenda no tempo em que lá estivemos», disse Rogério Raposo, que em Luanda viveu na Maianga e agora, já aposentado, mora para os lados de Sintra.
José Paulo
Fernandes

Bacelar de Brito, de Santa 
Isabel, 68 anos em Lisboa !

O 1º. cabo Bacelar de Brito, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel, festeja 68 anos a 31 de Agosto de 2019.
António Joaquim Faria Bacelar de Brito, é este o seu nome completo, foi atirador de Cavalaria da Companhia comandada pelo capitão  miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes. E pouco mais sabemos deste antigo companheiro da jornada africana do Uíge angolano. Apenas que mora(rá) em Lisboa, na Cruz de Poiares.
Para lá e para ele, o nosso abraço de parabéns!
OPVDCA

PSPA e Voluntários
no Sector do Uíge 

A remodelação militar «imposta pelo MFA» levou a que, a 31 de Agosto de 1974, as 3ª. e 4ª. Companhias da PSPA/ Guarda Rural «passaram à dependência operacional do Comando do Sector do Uíge» - o CSU, que estava instalado em Carmona.
A Organização Provincial de Voluntários de Defesa Civil de Angola (OPVDCA) também passou a depender do CSU, assim «deixando de estar na dependência do BCAV. 8423». Ainda no âmbito desta remodelação, já a Polícia de Informação Militar (PIM) «passou a ter a designação de Gabinete Especial de Informação» - o GEI. Há 45 anos!


Sem comentários:

Enviar um comentário