O Quitexe. À esquerda, as casernas do PELREC (a primeira) e dos sapadores. O
edifício do comando é o que fica na esquina da avenida. Vê-se, à sua es-
querda, a porta d´armas, já ligeiramente diferente no tempo dos Cavaleiros
do Norte. Estes edifícios já não existem!
A notícia da chegada a FNLA a Luanda. Há 4 anos, Setembro de 1974! |
Pilhagens da responsabilidade de guerri-
lheiros da FNLA, como acentua o livro «História da Unidade», e pela zona de acção do Quitexe e quando se «procu-
rava contrariar esta acção de banditismo com o lançamento de patrulha-
mentos inopinados». Ao tempo, preocupava-nos acentuadamente o comportamento dos homens da FNLA que, e de novo cito o livro «HdU», «à aproximação das NT, se furta(vam) ao contacto» - razão por que «consequentemente não se evita a acção já realizada ou a realizar, pois a presença das NT não é, e não pode ser, contínua».
A FNLA era a mesma que, no mesmo dia, anunciava que se ia instalar na capital de Angola. Era, como se lê no recorte do jornal de faz hoje 45 anos, «o primeiro dos três movimentos emancipalistas de Angola a abrir escritório em Luanda». Sonhava-se, então, com a formação de «uma frente unida entre a FNLA, o MPLA e a UNITA». Não viria a ser assim, como se sabe!
Capitão José Diogo Themudo |
JD Themudo em 2019 |
Coronel Themudo,
78 anos em Lisboa!
O agora coronel José Diogo da Mota e Silva Themudo foi 2º. comandante dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e festeja 78 anos a 29 de Setembro de 2019.
Oficial de Cavalaria e ao tempo (em 1975) com a patente de capitão, assumiu essas funções em Março de 1975, por convite do comandante Carlos Almeida de Brito, e, por elas,louvado «pelas suas elevadas quali-
dades militares demonstradas» e, como se lê na Ordem de Serviço nº. 174 «a comprovada competência profissional». Regressou a Portugal e prosseguiu a sua carreira militar, até à aposentação. Mora em Lisboa muito dedicado às causas hípicas, e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Carlos Ferreira |
Ferreira da CCS, 67
anos em Santarém !
Carlos Alberto da Piedade Ferreira foi cozinheiro da CCS, a Companhia dos Cavaleiros do Norte do Quitexe.
Regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975 e fez carreira profissional como motorista do Hospital Distrital de Santarém. Já aposentado, mora em Achede nos arredores da cidade escalabaitana, e foi o organizador do encontro da CCS de 2018. Parabéns!
Francisco Pisco |
Pisco de Aldeia Viçosa,
67 anos em Loures !
O 1º. cabo Pisco, da 2º. CCAVB. 8423, a de Aldeia Viçosa, celebra 67 anos a 19 de Setembro de 2019.
Atirador de Cavalaria e Francisco de Jesus Pisco de nome completo, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se em Dáspera, lugar da freguesia de Alvito da Beira, concelho de Proença-a-Nova - a sua terra natal. Mora agora em Vale de Figueira, freguesia de S. João da Talha, município de Loures, para onde vai o nosso abraço de parabéns! em Luanda
Sem comentários:
Enviar um comentário