CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 26 de maio de 2012

1 297 - Ai Flora, António Flora, meu velho amigo...

Viegas e Flora, a 26 de Maio de 2012, em Lisboa (em 
cima) e na passagem de ano de 1974 para 1975, no Quitexe


A vida levou-me hoje a Lisboa, a capital do acabado império, por razões que aqui não vem ao caso e me fizeram pousar no Altis. Lá me achei com o Flora, amigo nascido das«berças» do BCAV. 8423, em Santa Margarida, e de já, bem antes, da recruta da Escola Prática de Cavalaria - que em Santarém fizemos, agora se fazem 39 anos, de Abril a Junho de 1973.
O Flora foi Cavaleiro do Norte de Santa Isabel! E depois do Quitexe e de Carmona, antes do adeus a Luanda, de Agosto para Setembro de 1975. Pelo chão do Uíge, fez comissão que lhe valeu louvor, exaltando-lhe «o método de trabalho, eficácia e prontidão». Mais: «Auxiliar inestimável em qualquer circunstância, mesmo sob condições bastante desfavoráveis ou delicadas», que o tornaram «exemplo digno de seguir e, consequentemente merecedor de público louvor» - assim se lê na Ordem de Serviço nº. 174.
O Flora, o Flora que eu conheci de 1974 a 1975, era rapaz de trato simples, de sorriso de menino e quase envergonhado, diria dono de uma timidez que lhe dava nobreza ao rosto e à alma. Lembrou-me ele, hoje, uma noite de excessos  quitexanos, que o levaram, até, a consumos de coisas que não lembram ao diabo, mas se sugeriam à verdura da nossa juventude de então. 

«Nunca mais, ó Viegas?», disse-me ele hoje, no hall do Hotel Altis, com o seu mesmo sorriso de eterno menino, como que a pedir desculpa das festanças que nossa irreverência de então nos levou a fazer, numa terra que se fazia em guerra e (des)fazia em sonhos, alguns exageros e muita, muita vida.
O Flora ganhou recente batalha de saúde e dela me falou descomplexado e tranquilo. E vencedor, digo eu. E com ele falei de muitas das emoções que nos varreram a alma, na missão que nos fez servidores da Pátria. Também sem complexos. E sem nos queixarmos de dores com que outros se fizeram falsos heróis e cobardes. Não foi, meu amigo Flora?!
- FLORA. António Pires Flora, furriel miliciano atirador 
de cavalaria, da 3ª. CCAC. 8423, a de Santa Isabel. Lá 
serviu também na secretaria. É aposentado da Caixa Geral 
de Depósitos, natural de Tinalhas (Alcains) e 
morador em Famões (Odivelas).

1 comentário:

  1. Um grande abraço aos garbosos Cavaleiros!
    E atenção, não esquecer o
    dia 09/06 em Azeitão!
    Carlos Silva

    ResponderEliminar