CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 6 de abril de 2017

3 723 - Comandante(s) em Vista Alegre e mais de 200 mortos em Luanda

Cavaleiros do Norte de Zalala, mas aqui já em Vistas Alegre, Atrás, os furriéis Queirós (de pescoço
esticado) e Barreto (de bigode). Entre eles, de bigode e óculos, o 1º. cabo Carlos Ferreira. À es-
querda do Barreto, o 1º. cabo Dorindo Santos, Quem ajuda a identificar os outros «zalala´s»


Os furriéis milicianos António Augusto Faria Novais
Rebelo (TRMS, que hoje faz 65 anos em Guimarães),
Amorim Martins, Abel Mourato e Mário Matos, todos
 eles de Aldeia Viçosa, da 2ª. CCAV. 8423


O comandante Carlos Almeida e Brito deslocou-se a Vista Alegre no dia 6 de Abril de 1975, na «continuação das visitas às subunidades, após o regresso ao comando do BCAV. 8423».
O regresso fôra precisamente dois dias antes (a 4) e da Zona Militar Norte (ZMN), em Carmona, que comandou interina-
mente, desde 24 de Março desse ano. Fez-se acompanhar pelos capitães José Diogo Themudo (2º. comandante do BCAV. do BCAV. 8423) e José Paulo Falcão (oficial de operações).
O condutor Vicente José Alves, organizador do Encontro
da CCS, a 03/06/2017, no RC4. Aqui, em Vila de Rei e
com outro condutor da CCS - o José Gomes, à direita
Vista Alegre era a localidade do Uíge onde, há 42 anos, estava aquartelada a 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala e comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias. Também tinha um destacamento na Ponte do Dange.

OUA E ONU preocupadas
com  a situação angolana


O domingo desse dia foi tempo de saber que a OUA e ONU sempre se decidiram por enviar, a Angola, «uma missão conjunta encarregada de investigar os mais recentes recontros entre movimentos rivais nacionais», como reportava o Diário de Lisboa, citando a Reuters, em Dar-Es-Salam - onde, no dia seguinte, se realizaria uma cimeira entre ministros dos Negócios Estrangeiros da OUA.
A delegação partiria dentro de duas semanas para Luanda e com objectivo claro, segundo o secretário geral da OUA, William Eteki Nboumoua: «Investigar os distúrbios que ameaçam a transferência pacífica para a independência, em Novembro próximo».
O jornal adiantava que «até agora já morreram mais de 200 pessoas nos combates entre o MPLA e a FNLA» e William Eteki Nboumoua, sem revelar os países que formarão a delegação, comentou que «a OUA está muito preocupada com os acontecimento recentemente ocorridos em Angola», acrescentando que «os movimentos de libertação tem de compreender que as suas divergências tornam possíveis manobras dos inimigos do país»

A. Rebelo. furriel
miliciano TRMS

Furriel Rebelo e cozinheiro
Coelho, 65 anos de vida!

O furriel miliciano Rebelo e o cozinheiro Coelho, ambos Cavalei-
ros do Norte, fazem 65 anos a 6 de Abril de 2017. Hoje!
António Augusto Faria Novais Rebelo foi especialista de Trans-
missões da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975. Radicou-se na sua terra natal, Guimarães, e ali é funcionário público - tesoureiro da Câmara Municipal.
Manuel da Silva Coelho foi soldado cozinheiro da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel. Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e fixou-se no Lugar da Igreja, na freguesia de Vermelha, concelho de Cadaval. Vive agora no Bairro Calvo (Olaria), no Bombarral.
Parabéns para ambos! Muitos mais e bons danos de vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário