O pai Luís Mosteias, furriel miliciano sapador da CCS dos Cavaleiros do Norte, e o primogénito Luís João |
O dia 21 de Setembro de 1974 foi um sábado, dia do nascimento do primogénito de Luís Mosteias, o único furriel miliciano matrimoniado da CCS dos Cavaleiros do Norte. Grande dia!
O blogger andava a vadiar, ao tempo e em férias pela imensa Angola, e só mais tarde soube do fausto acontecimento, partilhando-o quando chegou ao Qui-
texe, em deliciosas brincadeiras que o saudável companheirismo dos furriéis milicianos permitia. Não houve um que não larachasse sobre a paternidade do pimpolho - nascido no Portugal europeu, enquanto o pai Luís jornadeava, muito saudoso, por terras uíjanas da africana Angola.
As cavaqueiras sobre o «caso», as piadas jorradas sobre o novo estado do furriel miliciano sapador, foram naturalmente encaradas com bonomia e até prazer, diríamos, pelo inconsolado novo pai. Ele lá por Angola e o bebé com a jovem mamã e os cuidados e desvelos da família mais próxima. Viria a ser Luís João, como o pai!
Uma equipa de futebol da CCS do Quitexe. De pé, Afonso (2º.), Moreira (?), 1ºs. cabos Grácio e Miguel e NN. Em bai- xo, Cabrita, NN, Calçada, NN e Coelho |
Futebol entre subunidades
e civis do Quitexe e Aldeia Viçosa
Ao tempo, o comandante Almeida e Bri-
to deslocou-se ao Comando do Sector do Uíge (CSU), em Carmona para «tratar de assuntos operacionais», no âmbito dos «contactos necessários ao bom andamento dos trabalhos militares».
O comandante dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, então tenente-coronel, deslocou-se ao mesmo CSU também nos dias 23, 25 e 27 de Setembro de há 43 anos «sempre acompanhado por oficiais da CCS do BCAV.».
O tempo, por esse tempo de jornada angolana, foi também tempo para a realização de «vários jogos de futebol entre as subunidades e equipas do Quitexe e Aldeia Viçosa». O torneio era, na prática, «uma extensão das actividades psicológicas junto das populações».
Notícia sobre a reconquista, pela FNLA, da cidade de Caxito, 53 kms. a norte de Luanda |
FNLA reconquistou
a cidade do Caxito
Um ano depois, a 20 de Setembro de 1975, um sábado, a FNLA reconquistou o Caxito - cidade que fica a 53 quilómetros a norte de Luanda e desde há semanas estava ocu-
pada pelo MPLA - depois de violentos combates entre os dois movimentos.
O anúncio foi feita pelo major Martins da Silva, porta-voz do Exército Portu-
guês e a cidade era um ponto estratégico no eixo rodoviário que liga com o porto de Ambriz e a cidade de Carmona - a «nossa» Carmona... -, duas praças fortes do movimento de Holden Roberto.
Sem comentários:
Enviar um comentário