CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 11 de agosto de 2019

4 778 - Luanda sem abastecimentos, iminência de ser assolada pela fome!

Os alferes milicianos João Machado e Domingos Carvalho de Sousa, que amanha festeja 67 anos, em Leiria)
 e os já falecidos 1º. sargento Fernando Norte e furriel Jesuíno Pinto. Um quarteto de Cavaleiros do Norte
da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa
A Irmã Maria Augusta com o Ricardo, filho
 do alferes António Cruz, ao colo. Ao fundo, a
Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe
2ª. CCAV. 8423


Os dias de Agosto de 1975 iam passando e a 12, uma segunda-feira, passou a oficialmente saber-se das dificuldades de abasteci-
mento da cidade de Luan-
da, capital de Angola, onde já escasseavam alimentos e combustíveis.
O «alarme» foi dado pelo ministro de Econo-
mia, Vasco Vieira de Almeida, quando declarou que «um auxílio internacional talvez fosse necessário para evitar que a sacrificada capital seja assolada pela fome».
O governante  acrescentou, segundo o Diário de Lisboa, que «embora houvesse alimentos suficientes no país, não havia, porém, possibilidades de os mandar para Luanda». As reservas de combus-
tíveis e alimentos «poderiam esgotar-se em poucos dias», acrescentava o jornal vespertino de Lisboa, citando o ministro Vasco Vieira de Almeida.
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 bem sentiam isso na pele, ou no estô-
mago..., principalmente os quadros milicianos (alferes e furriéis), que estava entregues a si mesmos, tendo de, no dia-a-dia, descobrir onde refeiçoar. Não tinham, na verdade, acesso aos refeitórios da Unidade (só quando estavam de serviços de escala), que funcionavam com deficiências e só para os praças.
Alferes Domingos
Carvalho de Sousa
Alferes Carvalho e
 furriel Viegas
em 2015

Carvalho, alferes de Aldeia Viçosa,
67 anos em Marrazes de Leiria !

O alferes miliciano Domingos Carvalho de Sousa, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 67 anos a 12 de Agosto de 2019.
Atirador de Cavalaria, foi louvado pelo comando do BCAV. 8423, porque «sempre soube cumprir todas das missões que lhe foram solicitadas (...), quer no comando do seu grupo de combate, quer em quaisquer outras situações em que foi necessária a sua ajuda e trabalho».
O louvor acrescenta que foi «disciplinado e cumpridor, tirando partido do seu espírito alegre» para saber «transmitir estes predicados aos seus subordina-
dos e restante pessoal da subunidade», o que, lê-se na OS nº. 169, «muito contribui para facilitar a acção de comando em que se enquadrava».
O alferes Carvalho, assim era conhecido, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se na sua natal Marrazes, em Leiria. Agora já apo-

sentado, ainda por lá mora e para lá vai o nosso abraço de parabéns!
A dra. Margarida Cruz, a Irmã Maria Augusta
e o padre Albino Capela com o Ricardo, num
 pic-nic dos arredores do Quitexe

Irmã Maria Augusta faria
86 anos. Faleceu em 2006!

A Irmã Maria Augusta Vieira Martins, da Congregação da Obra da Imaculada Conceição e Santo António, faria 86 anos a 11 de Agosto, de 2019, mas faleceu a 21 de Junho de 2006, de doença cancerosa!
Contemporânea dos Cavaleiros do Norte em terras do Uíge e irmã de sangue do padre Albino Capela, que missionou no Quitexe, iniciou a sua vocação na Congregação da Obra de Santa Luzia, da que passou para a da Imaculada Conceição e Santo António. Continuou em Angola depois da independência e várias vezes veio a Portugal, de férias ou em serviço pastoral.
A última viagem foi definitiva: sentiu-se mal, foi hospitalizada e acabou por falecer a 11 de Agosto de há 13 anos. Hoje a recordamos com saudade. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário