CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 10 de setembro de 2019

4 807 - O regresso da 2ª. CCAV. 8423, a FNLA expulsa do Caxito!

º
Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, que regressaram a Portugal no doa 10 de
Setembro de 1975: os milicianos furriel José Melo e alferes Jorge Capela e João Machado, o comandante
Almeida e Brito (do BCAV. 8423) e o capitão miliciano José Manuel Cruz (comandante da 2ª. CCAV.)
Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa
e do capitão miliciano José Manuel Cruz

A 2ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçsa, partiu de Luanda no dia 10 de Setembro de 1975. Para Lsboa e há 44 anos!
O dia, por Luanda, acordou com a notí-
cia, veiculada pelo MPLA, de que a FNLA tinha sido «desmantelada na barra do Rio Dande, na zona do Caxito», enquanto as suas forças (as do MPLA) avançavam para o norte, como repor-
Furriéis milicianos da 2ª. CCAV. 8423: Mário
Matos, António A. Guedes e José F. Melo
 (de pé), Carlos Letras, José Gomes
e António Cruz
tava o Diário de Lisboa.
«O MPLA controla actualmente 12 das 16 províncias de Angola», anunciava o diário vespertino de Lisboa, precisando que as restantes quatro «estão divididas entre o domínio da FNLA (o Zaire e o Uíge) e a UNITA (Bié e Huambo)».
Ao mesmo tempo e partindo do aeroporto internacional de Luanda, logo pela manhã, os Cavaleiros do Norte comandados pelo capitão miliciano José Manuel Cruz galgavam os céus de África, a bordo do Boeing 707 dos TAM, em direcção a Lisboa.
A situação militar Angola, exceptuando a ofensiva militar para o norte, era descrita como «calma, apesar de combates esporádicos entre forças dos três movimentos». O Estado Maior das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) anunciava que, depois da expulsão da Barra do Dande, as forças do Exército de Libertação Nacional de Angola (ELNA), o braço armado da FNLA, «estavam encurraladas a norte do Caxito, entre as Mabubas e Sassa», expectando os responsáveis do MPLA «o abandono total da área, para breve, pois se encontram privadas de quaisquer reabastecimentos».
A 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel e enquanto isto, continuavam aquartelados no Campo Militar do Grafanil de onde, no dia seguinte, sairiam para Luanda e Lisboa.
Victor Antunes

Antunes de Aldeia Viçosa
faz 67 anos em Cascais !

O soldado Antunes, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 67 anos a 11 de Setembro de 2019, quando se passam 44 da sua chegada de Angola.
Victor Martins Antunes, de eu nome completo,  foi atirador de Cavalaria e regressou a Portugal e ao Casal do Amaro, lugar da freguesia de Cernache do Bonjardim, no município da Sertã, da Beira Baixa, onde então residia. A vida levou-o para outras bandas e, já aposentado, mora na Quinta da Bicuda, na Torre, em Cascais. Parabéns!
Altino Fião

Fião de Zalala, 67
anos em Ovar !

Altino Gomes Fião, soldado condutor da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Zalala, festeja 67 anos a 11 de Setembro de 2019.
Cavaleiro do Norte do comando do capitão miliciano Castro Dias, também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se no Bairro de S. José, em Ovar - onde então residia. Ainda lá mora e para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!  

Sem comentários:

Enviar um comentário