CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 13 de março de 2021

5 367 - O 11 de Março de 1975! Especialistas da CCS a apresentarem-se no RC4!

Uma equipa de futebol da CCS. De pé, 1ºs. cabos Grácio, Gomes e Miguel, Botelho
(Cubillhas), Miguel (furriel miliciano paraquedista, que hoje faz 70 anos), Gaiteiro 
e 1º. cabo Soares (falecido em Março de 2019). Em baixo, Miguel (?, condutor),
furriéis Mosteias (já falecido) e Lopes, NN, furriel Monteiro e 1º. cabo Teixeira
 (estofador). Alguém pode ajudar a identificar o NN?
Os furriéis milicianos Miguel, paraquedista
(que hoje faz 70 anos), Viegas (travestido) e
Neto, em 1974 e num momento quitexano de
 boa disposição, em pausa de patrulhas,
operações, escoltas e serviços

O dia 13 de Março de 1975, há 46 anos e uma quinta-feira, foi tempo para os Cavaleiros do Norte reflectirem sobre os acontecimentos de dois dias antes - o 11 de Março, em Lisboa
. Mas pouca informação lá chegou.
O MPLA, esse, anunciou-se «solidário com as forças progressistas portuguesas», na sequência da tentativa de golpe de Estado, em Lisboa. «Soubemos, com inquietação, da tentativa das direitas em Portugal. Felizmente que o MFA pôde derrotar esta tentativa e salvaguardar, assim, as conquistas de revolução do 25 de Abril», disse Paulo Jorge, das Relações Exteriores do movimento de Agostinho Neto e falando em Argel.
O mesmo dia foi tempo de se saber, também,
Cavaleiros do Norte no Quitexe. Atrás, Serra Mendes e
 Teixeira (estofador) - que se apresentaram no BCAV. 8423
 faz hoje 43 anos. Depois, Pagaimo e 1º. cabo Malheiro. A
 seguir, 1º. cabo Monteiro (gasolinas) e Picote (com arma
na mão). Ao lado, António Pereira (mecânico)
 que 36 pessoas tinham sido vítimas da peste bubónica, no sueste angolano. As autoridades garantiram que a situação estava controlada. 


Mais especialistas para a CCS,
a Companhia do Quitexe

A 13 de Março de 1974, apresentaram-se mais especialistas, destinados à CCS do BCAV. 8423. 
Os seguintes:
- António Carlos Fernandes de Medeiros, 1º. cabo operador-cripto, às 03,30 horas e transferido do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), na Ajuda, em Lisboa. Natural do Bonfim, no Porto - onde, de doença, faleceu a 10 de Abril de 2003.
António Medeiros,
falecido a 10/4/2003
- João Francisco Lavadinho Estrela, 1º. cabo operador-cripto, às 03,30 horas e transferido do Batalhão de Reconhecimento de Transmissões (BRT), na Ajuda, em Lisboa. Natural da vila de Campo Maior (no Alentejo), mas ao tempo residente em Benfica (Lisboa) e agora na Amadora.
- Carlos Alberto Serra Mendes, 1º. cabo bate-chapas, às 15 horas e transferido do Batalhão de Engenharia nº. 3 (BE), ao lado do RC4, em Santa Margarida. Natural da freguesia de S. João Baptista, em Abrantes.
- Domingos Augusto Teixeira, 1º. cabo estofador, às 15 horas e transferido do Batalhão de Engenharia nº. 3 (BE), ao lado do RC4, em Santa Margarida. Natural do Bairro do Cerco do Porto, em Miragaia, no Porto - onde reside.
José A. Nunes Louro,
falecido a 23/7/2008
- Gabriel Alves Mendes, 1º. cabo sapador, às 03,30 horas e ido do Regimento de Artilharia Ligeira nº. 1 (RAL1), em Lisboa. Natural da freguesia de Cortes do Meio, na Covilhã.
- José Adriano Nunes Louro, às 03,30 horas e transferido do Regimento de Artilharia Ligeira nº. 1 (RAL1), em Lisboa. Natural do Casal do Pinheiro,  freguesia de Casais, em Tomar. Faleceu, de suicídio, a 23 de Julho de 2008, na sua terra natal.
- Albino Jorge de Oliveira Pires, 1º. cabo sapador, às 03,30 horas e do Regimento de Artilharia Ligeira nº. 1 (RAL1), em Lisboa. Natural de Folgosinho, no concelho da Gouveia. Está emigrado nos Estados Unidos.
- José Domingos da Encarnação Guerreiro, soldado mecânico-auto, às 15 horas e transferido do Batalhão de Engenharia nº. 3 (BE3), ao lado do RC4, em Santa Margarida. Do Sítio dos Lombos, concelho de Lagoa (Algarve).
- Joaquim M. S. Pedreira, às 03,30 horas e vindo do BC5. Não seguiu para Angola. Destino desconhecido.
Miguel Santos, furriel
paraquedista

Furriel Miguel, paraquedista,
70 anos em Setúbal!

O furriel miliciano Miguel Peres dos Santos, paraquedista de especialidade militar, festeja 70 anos a 13 de Março de 2021, hjoje e em Setúbal. 
Colocado na CCS dos Cavaleiros do Norte ainda na vila do Quitexe, por razões que a memória já deixa escapar, foi um bom companheiro da nossa jornada africana do uíjano norte de´Angola, dividindo com os furriéis milicianos Viegas e Neto, de Operações Especiais (Rangers), a coordenação dos Grupos Especiais (GE´s) nºs. 217 e 223.
Regressou a Portugal ainda antes do BCAV. 8423, em data que desconhecemos mas à cidade de Setúbal, de onde é natural e onde vive e trabalha, na área da construção civil. Lá hoje faz 70 anos e para lá vai o nosso abraço de parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário